Portugal atingido por novo ataque de phishing no Facebook

A Kaspersky Lab descobriu um ataque de malware que enganou cerca de 10 mil utilizadores do Facebook em todo o mundo, infectando os seus dispositivos após a recepção de...
Facebook-Attack-01

A Kaspersky Lab descobriu um ataque de malware que enganou cerca de 10 mil utilizadores do Facebook em todo o mundo, infectando os seus dispositivos após a recepção de uma mensagem de um amigo pedindo que o marcasse na rede social.

Os dispositivos comprometidos foram então usados para sequestrar as contas desta rede social, com o objectivo de propagar a infecção através dos amigos da vítima e de permitir outras actividades maliciosas. Portugal, Brasil, Polónia, Peru, Colômbia, México, Equador, Grécia, Tunísia, Venezuela, Alemanha e Israel foram os países mais afectados.

Entre os dias 24 e 27 de Junho, milhares de utilizadores receberam uma mensagem de um amigo no Facebook, pedindo-lhes que o mencionassem num comentário. A cadeia foi iniciada por cibercriminosos e consistiu num ataque de duas etapas.

A primeira etapa descarregava e instalava um Trojan no computador do utilizador e uma extensão maliciosa do Chrome, entre outras coisas. Isto permitiu que, na segunda etapa, o controlo da conta do Facebook da vítima fosse tomado pelos hackers ao voltar a iniciar sessão através do browser comprometido.

As pessoas que utilizam equipamentos Windows para aceder ao Facebook foram as mais atacadas. Os utilizadores com dispositivos móveis Android e iOS estavam imunes, já que o malware utiliza bibliotecas que não são compatíveis com estes sistemas operativos.

O Facebook já mitigou esta ameaça e bloqueou as técnicas usadas para propagar malware a partir de equipamentos afectados. A Google também já eliminou pelo menos uma das extensões da Chrome Web Store.

Os utilizadores que pensem poder estar infectados devem fazer uma verificação de malware ao seu computador ou abrir o Chrome e procurar extensões suspeitas. Se existirem, devem terminar a sessão da conta do Facebook, fechar o browser e desligar a rede do computador. Devem ter uma solução de segurança que analise o equipamento e verifique, limpe e elimine o malware.

Via Kaspersky Lab.

Categorias
Notícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link