AppsMobilidadeNotícias

Parqly saiu vencedora da competição Big Smart Cities

Já é conhecido o vencedor da quarta edição do Big Smart Cities, uma iniciativa de empreendedorismo, promovida em conjunto pela Vodafone e pela Ericsson. As 20 ideias finalistas tiveram oportunidade de apresentar os seus projectos perante um júri, que escolheu a Parqly como uma ideia capaz de tornar as cidades mais inteligentes.

A aplicação Parqly quer resolver um problema comum aos condutores das grandes cidades: onde é que se estaciona o carro? De acordo com os dados apresentados, os condutores demoram, em média, 17 minutos até encontrar um lugar para estacionar. A ideia é permitir que os condutores vejam onde há um parque disponível, consultar a ocupação e também o preço. Além disso, outra das apostas é que os condutores possam pagar o estacionamento logo a partir da aplicação.

A equipa que concebeu a Parqly ganha um prémio de 10 mil euros e ainda a incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem a Estocolmo, para conhecer a sede da Ericsson e os seus pólos de inovação.

Foram ainda atribuídas mais três menções honrosas aos projectos a concurso: a Take my Dronie recebeu a menção Vodafone New Generation Networks. O Dronie, um novo conceito, permite tirar fotografias e fazer filmes, a partir do ar, usando drones. A menção Ericsson Internet of Things foi atribuída à Movtz, tecnologia que transforma qualquer ficha eléctrica em ponto de recarga de veículos eléctricos. Por fim, o Ledviser é o projecto que cria um dispositivo wearable para os ciclistas, que permite indicar com antecedência se o ciclista vai virar à esquerda ou direita, como se de um pisca se tratasse. A ideia é que assim se consigam reduzir os acidentes que envolvem ciclistas. Esta ideia recebeu o Prémio do Público.

Esta edição registou o maior número de candidaturas de sempre, com a participação de mais de 230 equipas, que apresentaram ideias tecnológicas para tornar as cidades do futuro mais inteligentes, mais sustentáveis, mais promotoras de qualidade de vida para os seus habitantes, trabalhadores e visitantes.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×