Segurança

ESET alerta para nova ameaça na Internet

A ESET alerta para mais uma ameaça de segurança, que pode chegar de uma forma silenciosa aos computadores.

Além dos vírus, que podem chegar por email, outra forma usada pelos criminosos para conseguirem acesso a diferentes computadores passa pelo uso de scripts maliciosos. Esta escolha deve-se ao facto de serem difíceis de detectar, podendo estar escondidos em fragmentos de código de sites legítimos, cuja segurança foi comprometida.

Assim, ao executar este código nos sistemas dos utilizadores, conseguem explorar vulnerabilidades que estejam nos browsers ou sistemas operativos dos computadores. A razão pela qual a execução deste código é efectuada automaticamente e sem intervenção do utilizador está ligada com as permissões que são concedidas durante a configuração do sistema. Ainda hoje, o número de contas de utilizador com direitos de administração em sistemas Windows mantém-se muito elevado, algo desnecessário na maioria dos casos para a execução das tarefas diárias.

Para evitar estes ataques, a ESET aconselha a manter-se o sistema operativo actualizado e também todas as aplicações que estão instaladas no computador, com especial destaque para os browsers e para o Java, que normalmente apresentam maiores vulnerabilidades.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×