CiênciaMobilidadeNotícias

Ericsson revela novidades 5G no sector automóvel e da saúde

Ericsson-Networked-Society

A Ericsson e o King’s College de Londres demonstraram um caso de uso de cirurgia robótica táctil com recurso à rede 5G no evento 5G World 2016 em Londres, realizado nos dias 29 e 30 de Junho.

O ‘Remote Control and Intervention’ é uma implementação de 5G na área médica que mostra uma sonda como uma representação robótica de um dedo biológico que confere ao cirurgião o sentido táctil num procedimento cirúrgico minimamente invasivo, e que permite enviar dados em tempo real sobre a localização de nódulos duros em tecido mole.

A sonda, ou dedo robótico, permite identificar tecido cancerígeno e enviar informação ao cirurgião como feedback háptico.

Além disso, a solução possibilita um feedback visual do que está a acontecer com uma visualização próxima da réplica de tecido mole. Todo o processo é permitido por Rede Definida por Software (Software Defined Networking).

A Ericsson demonstrou já suporte para conexões móveis com débitos acima de 7Gbps a veículos em movimento. A demonstração, que teve lugar a 10 de Junho na área circundante à sede da Ericsson em Estocolmo, Suécia, beneficiou do mesmo equipamento de acesso rádio – conhecido como protótipos 5G da Ericsson – que está neste momento a ser usado em testes de campo 5G de operadores móveis.

O dispositivo 5G na carrinha da Ericsson conseguiu manter uma ligação móvel à rede de mais de 7Gbps na sua viagem de teste.

Para esta demonstração, os protótipos de rádio 5G da Ericsson usaram a nova interface de rádio 5G denominada NR (New Radio) juntamente com Massive MIMO. O Massive MIMO é a combinação de MIMO e de formação de feixe (beamforming) com um elevado número de elementos de antenas.

O Massive MIMO melhora a experiência de utilizador, a cobertura, a capacidade e a eficiência energética da rede móvel.

Via Ericsson.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×