Campeonato do Mundo de Veleiros Robóticos chega a Viana do Castelo em Setembro

De 5 a 10 de Setembro, veleiros 100% autónomos e equipados com aplicações na área da robótica vão invadir o Rio Lima para participar no Campeonato do Mundo de...
Marina-Viana-do-Castelo-01

De 5 a 10 de Setembro, veleiros 100% autónomos e equipados com aplicações na área da robótica vão invadir o Rio Lima para participar no Campeonato do Mundo de Veleiros Robóticos (World Robotic Sailing Championship – WRSC) 2016.

A organização do evento é da responsabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Finlândia, Estados Unidos da América, Japão, Nova Zelândia e China vão apresentar robôs que podem ir até quatro metros de comprimento e que usam como propulsão exclusivamente a força do vento.

Portugal vai ser representado por três grupos nesta competição – Universidade Nova de Lisboa, Escola Naval da Marinha/CINAV e FEUP/INESC TEC.

Os organizadores do WRSC (FEUP/INESC TEC) vão participar com a FAST, uma embarcação autónoma e não tripulada, que conta com um pequeno computador e pequenos motores eléctricos para manobrar o leme e orientar as velas.

Já a energia eléctrica é assegurada por um painel solar e armazenada em baterias que possibilitam a operação do veleiro durante longos períodos de tempo.

«Queremos com este evento mostrar a importância que os veleiros robóticos têm no contexto da monitorização do oceano quer em acções de vigilância costeira quer pela capacidade que oferecem em termos recolha de dados oceanográficos», explica José Carlos Alves, investigador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC.

Sobre a escolha do local, o organizador do evento acrescenta: «A escolha da cidade de Viana do Castelo resultou das condições excepcionais e únicas que a cidade oferece na região norte do país. Além de um enquadramento ímpar do plano de água no rio Lima, com uma visibilidade excelente desde a marginal da cidade, é de realçar o enorme empenho com que a Câmara Municipal de Viana do Castelo abraçou este projecto e que será certamente mais um sucesso a somar àquilo que a cidade de Viana tem feito na promoção das actividades náuticas e da Economia do Mar na região.»

Via INESC TEC, FEUP.

Categorias
AmbienteEventosHardwareNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link