AnVir Task Manager: acabe com a lentidão no PC

Quando queremos saber quais são os programas que estão a “pesar” no sistema, abrimos o Gestor de Tarefas e vemos qual é o software que está a ocupar mais...

Quando queremos saber quais são os programas que estão a “pesar” no sistema, abrimos o Gestor de Tarefas e vemos qual é o software que está a ocupar mais memória. A partir daqui, podemos fechar imediatamente esse programa e acabar (aparentemente) com o sofrimento do computador. Mas há uma pequena aplicação que nos pode ajudar a ser mais pró-activos no momento de identificar o que está a causar a lentidão no PC: chama-se AnVir Task Manager, é gratuita (em anvir.com escolha a opção ‘AnVir Task Manager Free’), e vai dar-lhe alertas que o avisam para qualquer indício de problemas. Mas não só: a aplicação também analisa o software para detectar ameaças, com recurso à base de dados da VirusTotal.

1

Passo 1

Depois de fazer o download do AnVir Task Manager (ATM) em anvir.com, corra o instalador. No primeiro ecrã de configuração (1 de 3), marque a caixa ‘Show additional buttons in the titles of windows’. Isto vai fazer com que fique com botões-extra na barra das janelas, ao lado dos clássicos de minimizar ou fechar. No passo 9 vai saber para que vão ser úteis. Para já, clique em ‘Seguinte’.

2

Passo 2 a Passo 2 b

Com o ATM vai poder adicionar ícones úteis à barra de notificações do Windows. Por defeito, o único mostrado é o que indica os recursos da CPU. Seleccione as outras três caixas para que também fique com acesso aos ícones da temperatura dos discos rígidos (‘Disk’), da utilização da memória (‘Memory’) e da velocidade da rede (‘Network’). Se estiver a usar um laptop, escolha também a caixa ‘Battery’. Agora clique em ‘Next’ e desmarque a opção ‘Open video tutorial’. Finalmente, carregue em ‘Concluir’.

3

Passo 3

O AnVir Task Manager estará aberto, por defeito, no separador ‘Processes’, que mostra tudo o que está a correr nesse momento, no PC. Além da informação que pode ver no Gestor de Tarefas do Windows, aqui há mais duas colunas: ‘Security Risk’ e ‘Disk Load’.

4

Passo 4

A ‘Disk Load’ mostra quais são os programas que mais forçam o disco rígido. Para ver mais informação sobre qualquer item, faça duplo clique sobre os nomes de cada um. Isto vai abrir uma nova secção no fundo que lhe dá mais dados sobre os itens, incluindo a empresa que os criou e a versão instalada. Se um programa tem um valor alto na coluna ‘Disk Value’, será assinalado a vermelho. Para resolver o problema, seleccione a entrada correspondente e clique em ‘Kill Process’, uma opção que está no menu de topo. Se a app arrancar quando liga o PC, vai ver outra opção que permite impedir isto.

5

Passo 5

A coluna ‘Security Risk’mostra informação sobre o nível de risco do programa. Se quiser saber mais sobre a segurança do mesmo, o AnVir Task Manager pode levá-lo até à base de dados da VirusTotal, alimentada por mais de cinquenta empresas que têm software antivírus. Para isso, seleccione um processo que apresente um risco de segurança elevado com o botão direito do rato e clique em ‘Check Online’.

6

Passo 6

Se o fizer, será levado para o site da VirusTotal, onde lhe será feito um curto diagnóstico sobre a segurança do programa que está a inspeccionar. Se o ‘Taxa de Detecção’ for superior a dez, o melhor será mesmo desinstalar o software, uma vez que este será, muito provavelmente, uma ameaça para o computador.

7

Passo 7

De volta ao programa, clique no separador ‘Startup’ e depois em ‘Regular Startup’. Aqui estão listados todos os programas de terceiros que se iniciam com o Windows e que, assim, o tornam lento. Para impedir isto, seleccione a entrada correspondente e clique em ‘Delete’ e depois outra vez em ‘Delete’. Na janela que abrir, marque as duas primeiras caixas e depois volte a carregar em ‘Delete’.

8

Passo 8 a Passo 8 b

O AnVir Task Manager permite ao utilizador gravar o conteúdo dos seus separadores num ficheiro HTML, que depois pode ser aberto com o browser. Para criar estes documentos, seleccione a informação que quer guardar, clique em ‘File’ e depois em ‘Save Startup Report as Html’. De seguida, dê o nome ao ficheiro e escolha onde o quer guardar; para finalizar, clique em ‘Ok’.

9

Passo 9

No Passo 1, dissemos-lhe para seleccionar a caixa que permitia adicionar botões-extra às janelas do Windows. Se fez isto, vai notar que agora existem quatro botões no canto superior direito das mesmas. Se clicar no ícone do pin, vai fazer com que a janela desse programa ou pasta fique sempre no topo. O botão com o pequeno quadrado faz minimizar o programa e mantê-lo a correr em background. Logo ao lado, o ícone às cores minimiza a janela para um logo do AnVir, que pode reposicionar em qualquer lugar do ecrã. Finalmente, o quarto botão “encolhe” o programa e deixa apenas a barra de topo visível.

10

Pasos 10 a Pasos 10 b

Se tiver muitos itens listados nos separadores, aceda ao menu de topo, clique em ‘View’ e depois em ‘Grid’. Isto adiciona uma cor desvanecida a cada linha, para ser mais fácil de visualizar. Em ‘Tools’ vai poder descobrir ferramentas escondidas do Windows. Por exemplo, entre em ‘System Information’ para ver informação sobre o computador, incluindo o fabricante, o modelo, o processador e a versão da BIOS. Se quiser alterar qualquer definição de hardware (rato, impressora, teclado), aponte o cursor do rato para ‘Devices’ e depois escolha o dispositivo no qual quer fazer as mudanças.

Categorias
DicasGuia completo

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link