CiênciaNotícias

A Siemens quer usar aranhas para a impressão 3D

Calma, não são aranhas verdadeiras, obviamente. Trata-se de um protótipo de robô em forma de aranha, que consegue trabalhar em conjunto com outras aranhas robô, para permitir a impressão 3D de estruturas complexas de dimensões grandes.

Concebidas pelo Grupo de Investigação de Produto, Modelagem e Simulação na área da automação e controlo da Siemens Corporate Technology (CT), localizado em Princeton, nos Estados Unidos, estas aranhas são descritas pela Siemens como ideais para reparações em estruturas como fuselagens de aviões ou cascos de navios.

As SiSpis ou Spiders, como foram apelidadas, permitem trabalhar em conjunto umas com as outras, sendo descritas como dispositivos de manufactura aditiva totalmente autónomos, com a diferença de terem pernas. «Estamos a investigar o recurso a diversos robôs autónomos para a manufactura aditiva colaborativa de estruturas como carrocerias de automóveis, cascos de navios e fuselagens de aviões.» A manufactura aditiva, também conhecida como impressão 3D, é uma tecnologia que permite criar ou refinar produtos ou superfícies mediante o depósito de micro-camada de um material seleccionado.

Para que as aranhas funcionem em conjunto, é necessário um algoritmo desenvolvido pela equipa de Dalloro, que faz com que os robôs se juntem para colaborar no mesmo projecto. Para conseguir isso, os robôs utilizam câmaras de bordo e lasers que interpretam o ambiente circundante. Conhecendo o alcance do seu braço de impressão 3D, cada robô reconhece autonomamente a parte de uma área – plana ou curva – que consegue imprimir, enquanto os outros robôs usam a mesma técnica para imprimir as áreas adjacentes. Graças à divisão de cada área em blocos verticais, as aranhas podem trabalhar juntas para imprimir geometrias mais complicadas.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×