Siri chega ao Mac, a Swift Playgrounds ensina código e mais novidades do evento da Apple

A Apple reservou várias novidades para o seu evento especial, em São Francisco. Entre o novo macOS Sierra, a chegada da Siri ao Mac e mudanças no iOS, não faltaram anúncios e upgrades nos produtos da empresa da Maçã.

macOS Sierra chega no Outono

Por agora, é dizer adeus à designação OS X: o sistema operativo da Apple passa agora a ser denominado macOS, com a empresa a revelar um preview daquilo que será o macOS Sierra. Entre as novas funcionalidades, está a integração da Siri, que passa do iPhone e iPad para os Macs. Assim, é possível procurar informação, documentos e as habituais tarefas da Siri também no desktop. Usando as novas capacidades desta espécie de assistente pessoal, pode arrastar resultados de pesquisas da Siri directamente em emails ou documentos, integrá-la no Notification Center para acompanhar informações como resultados de jogos, por exemplo. Com esta chegada ao Mac, a Siri passa a estar nas quatro plataformas da Apple – iOS, macOS, watchOS e tvOS.

A continuidade entre os vários dispositivos da marca continua a ser uma aposta forte. Os ficheiros que são guardados no Desktop ou na pasta Documentos do Mac estarão disponíveis nos restantes dispositivos. No iPad e iPhone, estarão acessíveis através do iCloud. Outra funcionalidade anunciada foi o Universal Clipboard, que recorre também ao iCloud para que os conteúdos esteja disponíveis nos vários dispositivos. Trocado por miúdos – pode copiar a colar texto, imagens ou vídeos entre o iPhone, iPad e o Mac.

Nos pagamentos móveis, o Apple Pay foi integrado no Safari, com o intuito de facilitar as compras online. Alguns sites de compras online vão passar a ter um botão dedicado aos pagamentos Apple Pay – que podem ser finalizados recorrendo ao Touch ID do iPhone ou ao Apple Watch.

Outra das novidades deste Sierra é o Auto Unlock – quem tiver Apple Watch pode desbloquear o Mac sem introdução de passwords. Basta aproximar o relógio autenticado do Mac para desbloquear.

macOS Sierra Unlock

iOS 10: novidades nas Messages… e não só

A Apple aproveitou também o evento para dar um cheirinho do aspecto e funcionalidades do novo iOS 10. Entre as novidades, há um novo visual para a app Messages e (finalmente) uma forma mais fácil de apagar as apps de Stocks que já vinham integradas nos dispositivos.

Nas Messages, estão prometidas mais animações: balões, fogo de artifício e derivados, assim como poder mudar a forma como as bolhas de texto aparecem nas conversas. Para os fãs de emojis, as sugestões automáticas vão permitir substituir palavras por emojis sempre que possível. Há também a possibilidade de editar fotos directamente nas Messages, reproduzir multimedia sem sair da conversa e até escrever mensagens à mão no ecrã, com a própria caligrafia.

Também a app Maps vai ser alvo de mudança: aberto a programadores, com novas extensões, vai ser possível ter mais apps externas nos mapas da Apple, por exemplo. Além disso, também o aspecto da interface vai ser diferente.

Quem também ganha um novo visual com esta actualização é a app Apple Music e a News. O iOS 10 chegará também no Outono deste ano, mas estará já disponível no próximo mês uma versão beta do iOS.

Swift Playgrounds para o código

A Swift Playgrounds é uma app concebida para iPad, que se propõe a ensinar os conceitos básicos de código em Swift, a linguagem de programação criada pela Apple.

A aplicação quer que se escreva código para guiar personagens no ecrã num mundo bastante gráfico, enquanto resolvem puzzles e derivados. A criatividade e partilha também é incentiva, já que os utilizadores podem criar os seus programas e partilhá-los através de email ou mensagens.

Swift Playgrounds_