Review – WeTek Core

Por: Marcia Campana
Tempo de leitura: 5 min

Existem várias marcas a desenvolver mini computadores Android, na sua maioria com o objectivo de funcionarem como leitor multimédia. A WeTek é uma delas e enviou-nos o seu Core, um equipamento com componentes seleccionados para oferecer um bom poder de processamento.

O design é minimalista, com um plástico de fraca qualidade e uma organização básica e pouco atraente das ligações, mas como é todo preto e pequeno, não destoa do resto dos aparelhos do móvel do televisor. Na verdade passaria despercebido, não fosse a luz azul acesa de lado.

A qualidade máxima de imagem que conseguimos com o Core no Netflix, HBO Go, Hulu e outras aplicações de streaming de vídeo são os 1080p, e são absolutamente infalíveis, sem bloqueios ou pixelização.

Ainda que estes serviços se fiquem pelos 1080p, os seus vídeos e canais de IPTV podem ser transmitidos com qualidade 4K.

Apesar de o WeTek Core ter um processador Quad-core AMLogic S812-H, uma GPU Octa-core Mali-450MP e 2 GB DDR 3 de RAM, só tem 8 GB de espaço de armazenamento interno. Apesar de podermos usar cartão de memória microSD ou usar qualquer uma das entradas USB para ligar qualquer dispositivo de armazenamento, esperava pelo menos 16 GB de espaço. Além de podermos perder alguma liberdade, alguns serviços, como o Kodi precisam de algum espaço para os ficheiros que vão recebendo.

No que diz respeito ao poder de processamento, o WeTek correu todos os conteúdos que mandámos, desde vídeos, jogos e até testes de benchmark, por isso potência não é o seu problema.

O launcher desenvolvido pela WeTek é muito apelativo e simples, com um sistema de notificações que merece referência. Personalizar o menu principal é muito simples, bastando carregar num único botão do comando para adicionar ou remover aplicações. Uma app dedicada às actualizações facilita manter o aparelho com a versão mais frequente, e a preocupação da fabricante com os updates leva-me a crer que estes acontecem com frequência.

No entanto, e a pensar em quem não gosta do launcher, pode alterá-lo por outro que lhe agrade mais, mas acho que vai ficar fã da simplicidade dos menus.

O WeTek vem com um comando com funcionalidades de air mouse e ao contrário do dispositivo, o rato tem um óptimo aspecto. Apesar de ser o melhor comando de origem que já encontrei num Android PC, mais uma vez a precisão tem momentos menos bons.

Mas o verdadeiro problema do comando está na impossibilidade de o desligarmos, sendo preciso esperar com o comando parado durante vinte segundos (recomendamos que o pouse). Ter de estar à espera que esta função se desligue pode ser aborrecido, especialmente se activarmos a função de rato por acidente (o que aconteceu várias vezes). A principal desvantagem é não conseguir utilizar as setas para percorrer as opções quando o rato está ligado.

Por outro lado há um pormenor muito útil, um microfone que nos permite utilizar o Google Now.

Apesar de incluir air mouse, não é possível desligá-lo, sendo preciso esperar com o comando parado durante 20 segundos (recomendamos que o pouse). Ter de estar à espera que esta função se desligue pode ser aborrecido, especialmente se activarmos a função de rato por acidente.

Em resumo, o WeTek foi uma agradável surpresa e aguentou bem todas as exigências, infelizmente o plástico utilizado é fraco e não lhe dá o melhor aspecto, ainda que o design propriamente dito não seja feio (ao menos não é igual à Apple TV).

O comando foi o principal ponto de irritação, mas depois de nos habituarmos à localização dos botões deixamos de activar o air mouse por acidente e este porta-se muito melhor.

O preço encontra-se na linha dos outros equipamentos que temos testado e tanto a opção de 4K, como o foco em IPTV justificam o investimento.

Exit mobile version