Review – Dell Precision 5510

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Quem disse que as workstations tinham de ser computadores gigantes agarrados a secretárias?

Para provar que não há necessidade disso, a Dell lançou o Precision 5510, uma máquina que promete desempenho digno de uma estação de trabalho “a sério”, mas que pode levar para onde quer que vá.

O Precision 5510 é um computador portátil com um ecrã Full HD de 15 polegadas alimentado por uma gráfica Nvidia Quadro M1000M com 2 GB de memória dedicada GDDR5. O processador é um Intel Core i7-6820HQ com quatro núcleos e tecnologia Hyper-Threading a funcionar a 2,7 GHz. Este Dell tem ainda 16 GB de memória RAM e uma drive SSD M.2. com 256 GB. As ligações incluem duas entradas USB 3.0, uma entrada USB Type-C, uma HDMI e um leitor de cartões de memória SD.

Do lado esquerdo encontra as entradas HDMI, USB, USB Type-C, auscultadores e Energia

Se precisar de usar uma ligação de rede com fios, encontra dentro da caixa um adaptador USB-C para RJ-45 capaz de atingir 1 Gbps de velocidade máxima. Por falar em ligações de rede, este Precision é capaz de se ligar a redes sem fios até à norma 802.11ac e a outros dispositivos através de Bluetooth 4.

O sistema operativo que o faz funcionar é o Windows 10 Pro de 64-bit. A construção do Precision 5510 está ao nível de um Mac: a caixa é feita em alumínio, mas, ao contrário das máquinas Apple, o alumínio está a “ensanduichar” o resto do chassis que tem acabamento plástico. O efeito é giro, mas esta máquina é algo pesada: 1,9 Kg. Aliás é a mais pesada desta classe que nos passou por cá desde que temos registo.

Do lado direito encontra a entrada do leitor de cartões, uma entrada USB e o botão que serve para ver a carga da bateria através de 5 LED.

Na classe dos computadores portáteis que não são vendidos para o mercado de jogos, este Dell Precision pulveriza tudo o resto, com 3500 no PCMark Home e 3523 no PCMark Work e 16 036 no 3D Mark Cloudgate. Como termo de comparação, no PCMark, o recordista anterior, HP Spectre, tinha 3000 e no 3DMark, o HP Envy tinha 5500. Mas na bateria, com 270 minutos, o Dell fica muito atrás dos 500 do Asus Transformer Book, que está no topo da lista.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version