Jogue PlayStation 4 no Mac

Existe uma nova funcionalidade na mais recente actualização da PS4 que permite o streaming de jogos directamente da consola para o Mac ou PC, através de uma ligação à...
Jogue PlayStation 4 no Mac

Existe uma nova funcionalidade na mais recente actualização da PS4 que permite o streaming de jogos directamente da consola para o Mac ou PC, através de uma ligação à Internet. É importante que a sua ligação à Internet seja boa ou o valor desta nova funcionalidade desintegra-se rapidamente. Mesmo assim, se tem uma PS4 ou está a considerar comprar uma consola, é bom saber desta vantagem, que ao contrário do que era mais comum, inclui os utilizadores de Mac.

O que é o Remote Play

O Remote Play existe há cerca de uma década, desde os tempos áureos da PS3 e da PSP, em que a Sony oferecia uma funcionalidade que permitia o streaming de jogos para a consola portátil, através da Internet. Esta funcionalidade foi mais tarde expandida para a PS Vita, mas houve poucos jogos da PS3 que suportavam esta função.

Isso mudou quando a PS4 surgiu, já que a Sony permitia o controlo do Remote Play com a PS Vita. Agora, pode usar os jogos classe A da PS4, tal como indies e reedições da velha guarda, na Vita, independentemnte de onde estiver.

E a Sony também trouxe esse recurso aos seus dispositivos móveis Android, ainda que outros tablets e smartphones fiquem de fora.

IMAGEM 2

De facto, a mais recente actualização permite, pela primeira vez, que um hardware que não seja Sony possa ser usado para ligar o Remote Play, já que qualquer Mac ou PC pode correr jogos da PS4.

Mesmo que a sua máquina não tenha capacidades para correr jogos com tanta qualidade como os da consola, só precisa de garantir uma boa ligação à Internet – com uma ligação deficiente pode ter uma experiência frustrante.

Como usar?

É bastante simples e directo de usar, mas primeiro tem de garantir que a sua PS4 está actualizada com a versão de software mais recente (3.50 foi a que deu origem a esta funcionalidade). Em seguida, descarregue o instalador do Remote Play para Mac (bit.ly/1RW4io3).

IMAGEM 3

Garanta que a sua PlayStation está ligada e “acordada”; depois, ligue o comando DualShock 4 ao Mac com o cabo USB de carregamento (sim, tem de usar o comando com cabo). Clique no botão para ligar o Mac à PlayStation através da Internet e em poucos segundos verá surgir a interface da PS4 no seu ecrã.

Está efectivamente a assumir o controlo da consola à distância, e consegue fazer praticamente tudo: jogar, interagir com amigos, comprar jogos novos, etc. Não pode assistir a conteúdos do seu disco através de streaming, provavelmente por questões de pirataria.

IMAGEM 4

Garantir o melhor desempenho

Como já tínhamos dito, o mais importante para que o Remote Play funcione bem é a qualidade da ligação à Internet, tanto da PS4, como do Mac, mas existem ainda as definições de desempenho.

O melhor é ligar a PlayStation ao router ou modem através de cabo Ethernet, apesar de o recurso ao Wi-Fi não fazer muita diferença, dependendo da sua instalação. Ainda assim, cada bocadinho de largura de banda conta, por isso se puder usar Internet por cabo no Mac é o melhor – mas pouco provável porque os modelos de MacBook mais recentes nem têm entrada Ethernet.

As definições do Remote Play estão na app do Mac, mas só se encontram acessíveis quando estiver ligado à PS4. Nas ‘Preferências’ pode escolher entre três opções de resolução: Alta (720p), Standard (540p) e Baixa (360p).

Também pode escolher os frames por segundo entre: Alta (60 fps) e Standard (30 fps). Por defeito, a definição é Standard nas duas, mas deve experimentar para ver qual é que lhe dá o desempenho que procura.

Infelizmente, não é possível o streaming a 1080p, mas expectável, já que quanto maior a resolução, maior a probabilidade existir lag e outras falhas.

Imagem 5

Categorias
DicasGuia completo
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link