Notícias

IBM apresenta robô NAO pela primeira vez em Portugal

IBM-NAO

A IBM apresentou esta semana em Portugal o NAO, um pequeno robô humanóide com as capacidades cognitivas do IBM Watson incorporadas, que lhe permite manter uma conversa em linguagem natural.

Os cerca de 350 participantes da Conferência IBM BusinessConnect 2016 puderam conhecê-lo e comprovar ao vivo as vantagens que estes sistemas, que aprendem (e não esquecem), podem oferecer às indústrias e empresas.

O IBM Watson é a plataforma cognitiva da IBM, que representa uma nova era da computação onde os sistemas têm a capacidade de entender o mundo da mesma forma que os seres humanos o fazem – através dos sentidos, da aprendizagem e da experiência.

Recentemente a IBM juntou-se à cadeia de hotéis Hilton Worldwide para um projecto-piloto com o NAO que, neste caso em particular, recebeu o nome de Connie. O pequeno robô desempenha o papel de concierge, dando aos hóspedes recomendações sobre as atracções e locais turísticos mais próximos, restaurantes e características do hotel, respondendo às suas questões de forma informativa.

Através da combinação das APIs do IBM Watson – Dialog, Speech to Text, Text to Speech e Natural Language Classifier – o Connie trabalha lado a lado com a equipa que está na recepção do hotel para ajudar a personalizar a experiência do cliente.

Via IBM.

PCGuia
Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link