EducaçãoNotícias

Fundação da Juventude elegeu os melhores jovens cientistas e investigadores

A décima edição da Mostra Nacional de Ciência já tem vencedores escolhidos. O projecto vencedor foi desenvolvido por três jovens, que apresentaram uma ferramenta para ensaios clínicos na área das doenças neurodegenerativas.

Beatriz Gomes, Mariana Garcia e Paulo Castro apresentaram, durante três dias, o seu projecto ao júri da X Mostra Nacional de Ciência. O Neuro Teste, que recebeu o primeiro prémio neste concurso, foi desenvolvido na Escola Secundária de Arouca e «tem potencial aplicação na indústria farmacêutica, em estudos de neurotoxicologia ambiental e/ou de genética associada às doenças neurodegenerativas. Utiliza como organismo modelo larvas de Drosophila melanogaster e permite testar, em larga escala, a custos relativamente baixos e in vivo, um elevado número de compostos farmacológicos».

No segundo lugar deste concurso é dividido por dois projectos: a forma como a casca de banana pode reduzir os níveis de níquel nos rios e pelo projecto combater a osteoporose e o raquitismo com casca de ovo. O primeiro foi desenvolvido na Escola Secundária da Azambuja e utiliza a biomassa de casca de banana para diminuir a concentração de corantes catiónicos e de metais pesados nos efluentes industriais. Já o segundo determina a quantidade de cálcio biodisponível na casca de ovo de modo a criar um suplemento alimentar rico em cálcio, que supra as necessidades diárias de acordo com a idade.

O terceiro lugar deste concurso foi atribuído a um estudo desenvolvido nos laboratórios de ciências da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar. Esta ideia recorre a moscas para estudar os efeitos do Omeprazol na memória. Após os testes, os jovens demonstram existir possíveis efeitos de letargia ou confusão induzidos pelo consumo deste fármaco.

O primeiro lugar deste concurso recebe um prémio de 1250 euros; 1100 para o segundo lugar e 750 euros para o terceiro lugar. Financiados pela Ciência Viva, que designa também o painel de jurados do concurso, é ainda atribuído um prémio de 400 euros ao Professor Coordenador do primeiro lugar.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×