Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
Notícias

DHL lança concurso para criação de robótica e logística sustentáveis

A DHL lançou um concurso à escala mundial para encontrar soluções de logística sustentáveis e também para a criação de robótica inovadora.

Este concurso está aberto a universidades, estudantes, empresas ou a todos os interessados que tenham mais de 18 anos. As candidaturas a este desafio estão abertas até ao dia 28 de Setembro de 2016.

No ‘Desafio Justo e Responsável’, os candidatos devem apresentar ideias de soluções de logística sustentáveis para o futuro. O conceito dos projectos podem estar ligados com o uso da logística para o desenvolvimento da economia circular ou com o uso de redes de transporte globais para abastecer o comércio justo e a produção.

O segundo repto é o ‘Desafio Robótica’, onde o objectivo é desenvolver um protótipo de um carrinho de entrega de autocondução, que possa – autonomamente – acompanhar a equipa na fase final das entregas. «Os nossos colegas têm um número cada vez maior de entregas para fazer. Uma vez que este é um trabalho feito manualmente nas ruas, gostaríamos que os conceitos apresentados facilitassem a vida dos nossos colaboradores», explica Bill Meahl, Chief Commercial Officer da DHL. Os protótipos submetidos deverão permitir a circulação entre zonas urbanas e rurais, a curta-velocidade, ao mesmo tempo que transportam as encomendas.

Depois da pré-seleção, um painel de especialistas em logística vais escolher três finalistas de cada desafio. Depois disto, os escolhidos vão ter a oportunidade de apresentar a ideia ou protótipo à frente de 180 profissionais sénior, no Dia da Inovação DHL, a 17 de Novembro de 2016. Os vencedores de cada desafio serão eleitos através de um sistema de votação em directo. Aqueles que obtiverem o maior número de votos serão considerados os vencedores do DHL Innovation Challenge, tendo direito a um prémio monetário combinado no valor de 20 mil euros, e a oportunidade de exibirem as suas ideias nos centros de inovação da DHL em Troisdorf/Alemanha e em Singapura. Além disso, a DHL irá convidar os vencedores para discutir a possibilidade de concretização das ideias numa prova de conceito conjunta.

As candidaturas podem ser feitas no site do desafio.

PCGuia