Cientistas da IBM descobriram processo de reciclagem de smartphones e CD

A equipa de cientistas da IBM descobriu um novo processo de reciclagem de smartphones e CD, que permite que estes objectos possam ganhar nova vida, em plástico não-tóxico. ...

A equipa de cientistas da IBM descobriu um novo processo de reciclagem de smartphones e CD, que permite que estes objectos possam ganhar nova vida, em plástico não-tóxico.

A estimativa é de que todos os anos sejam geradas 2,7 milhões de toneladas de plástico (policarbonatos) para dar vida a objectos como CD ou smartphones. No entanto, neste tipo de plásticos estão presentes compostos como Bisfenol A ou BPA, um químico que pode ter efeitos perigosos para a saúde.

Com esta descoberta, feita no laboratório Almaden, nos Estados Unidos da América, os cientistas da IBM conseguiram converter estes policarbonatos em plástico seguro para ser usado em equipamentos médicos, de purificação de água e em fibra óptica. Os cientistas utilizaram um reagente de fluoreto, uma base, semelhante a fermento em pó, e calor aos CD antigos. O resultado é um plástico com resistência térmica e química superior à da substância original que, graças à base, evita que durante o processo de decomposição seja libertado o BPA.

Gavin O. Jones, Ph.D., dos laboratórios de Almaden da IBM Research, explica que assim «temos agora à disposição uma nova forma de reciclagem para minimizar o impacto que esta substância tem no ambiente e na nossa saúde.»

Neste estudo, os investigadores combinaram modelagem preditiva com trabalho de laboratório experimental para fazer a descoberta. A aprendizagem a partir destes avanços na investigação é também usada para alimentar os sistemas cognitivos e ajudar a acelerar o processo de descoberta de novos materiais. O IBM Watson Discovery Advisor é o exemplo de um sistema cognitivo utilizado no estudo.

Categorias
AmbienteCiênciaNotícias

É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link