16 dicas para Overwatch

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 7 min

No dia em que se ficou a saber que o novo shooter da Blizzard chegou a mais de 7 milhões de jogadores em todo o mundo aqui ficam alguma dicas para jogar melhor Overwatch.

Recordo que Overwatch vai estar em destaque no número 8 da revista PCGuia Play que chega às bancas durante a próxima semana!

Comece a jogar com uma personagem fácil

Algumas personagens são mais fáceis de dominar que outras. Quem já está habituado a shooters deve começar a jogar com o Soldier 76, a Pharah, D.VA ou com Bastion.

Isto porque estas personagens são focadas em eliminar tudo o que lhes aparece à frente, por isso não tem de estar atento aos movimentos especiais e combos oferecidos pelas outras personagens. É só apontar e disparar!

Se, por outro lado, quiser ajudar, escolha uma personagem de suporte como Mercy, Lucio e Torbjorn. A Mercy vai dar uma sensação de ‘dejá vu’ a quem está habituado a jogar com o Medic de Team Fortress 2, por causa do raio de cura de que dispõe. O Lucio é um healer que oferece um pouco mais de versatilidade e pode alternar entre curar os membros da equipa e fazer com que andem mais depressa.

Por fim, Torbjorn consegue construir torres de defesa que servem para manter os adversários longe do objectivo. Só tem de continuar a martelar, para as manter a funcionar!

[alert variation=”alert-success”]Conselho de amigo
Sugiro começar a jogar com personagens de suporte antes de mudar para as personagens ofensivas. Porque as personagens de suporte podem manter-se longe dos tiroteios e ao mesmo tempo ajudar a equipa a progredir. Usar personagens de suporte também lhe dá tempo para ficar a conhecer os mapas e todos os atalhos para chegar mais depressa ao objectivo. Isto até dominar a mecânica do jogo.[/alert]

Tenha atenção à composição da equipa

Overwatch é um jogo de equipa, por isso a personagem que escolher vai afectar todas as outras da sua equipa. No ecrã de escolha da personagem tenha às indicações que aparecem do lado direito e tente escolher uma personagem que sirva para equilibrar a equipa.

Tenha atenção à sinalização

Quando começa um jogo aparecem umas marcas no chão como estas.

Para chegar ao objectivo é só seguir as linhas azuis. As vermelhas indicam o possível caminho de chegada dos inimigos.

Jogue em equipa

A melhor maneira de ganhar partidas e de obter a ‘Play of the game’ é jogar em equipa. Quando joga em equipa também tem mais hipótese de sobreviver mais tempo.

O som é seu amigo!

Em Overwatch, o som não está lá só para decoração! Por exemplo quando a sua personagem está quase a morrer tem um som de respiração mais pesado. Quando tem adversários atrás de si, ou está perto de uma torre de defesa adversária é sempre avisado.

Justice rains from above!

Mas os avisos sonoros mais importantes são os que aparecem quando os poderes ‘Ultimate’ de cada personagem são desencadeados. Por exemplo, se ouvir: “IT’S HIGH NOON,” “NERF THIS,” ou “JUSTICE RAINS FROM ABOVE!” é sinal que está na altura de fugir o mais depressa possível porque um dos seus adversários acaba de activar um ‘Ultimate’.

Foque-se no objectivo

Matar muito é sempre bom, mas Overwatch é mais que isso. Há um objectivo para conquistar, ou defender. Por isso, deixe-se de ser ‘camper’ e contribua para ganhar as partidas!

Conheça os mapas

Existem três coisas básicas que tem de saber em todos os mapas:

Os caminhos que os adversários podem tomar para chegar ao objectivo

Os sítios onde os adversários se podem esconder

Onde estão os packs que restauram a saúde da sua personagem

Jogue com todos as personagens

É humano haver preferências, mas existem alturas que, para ganhar uma partida tem mesmo de usar uma personagem que não é das suas preferidas. Lembre-se que sempre que morrer pode mudar de personagem.

Use o cenário

Sabia que quando está a defender uma ‘payload’ pode construir uma torre de defesa em cima dela?

Também pode encostar o Reinhardt à ‘payload’, ligar o escudo e escoltá-la o caminho quase todo até um objectivo.

Outra sugestão é construir torres em esquinas com ângulos mortos junto aos objectivos para eliminar os adversários assim que eles lá cheguem sem que eles consigam dar por isso.

Personalize os controlos

Se jogar Overwatch em consola (que desperdício!) a primeira coisa a alterar é o botão de salto, para que consiga saltar, apontar e disparar ao mesmo tempo.

Headshots para que vos quero!

Tirando a sniper Widowmaker, mais ninguém tem uma mira digna desse nome, mas tente sempre apontar à cabeça, porque embora não pareça, em Overwatch, um headshot tira mais energia que um bodyshot.

Despache primeiro os healers!

Trate da saúde primeiro aos Mercy ou Lucio da equipa adversária, vai ver que a tarefa de parar os restantes de repente se torna mais fácil!

Não gaste dinheiro em Lootboxes!

Simplesmente não vale a pena.

Jogue com amigos

Elimine a aleatoriedade de formar uma equipa com quem não conhece de lado nenhum. Não à nada como saber o que os companheiros de equipa vão fazer.

Não saia dos jogos a meio

Se se chatear com a equipa e sair de muitos jogos a meio será penalizado. Essa penalização passa pela atribuição de menos XP quando acabar os jogos subsequentes. A penalização é removida quando o rácio de jogos acabados versus desistências melhorar.

Personalize a sua personagem

As ‘Lootboxes’ que vai ganhando ao longo do jogo servem exactamente para isso. A personalização não lhe dá qualquer vantagem competitiva, mas o seu boneco fica, de certeza, com um ar muito mais cool!

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version