Review – Tsunami Magma DT

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

A Tsunami, linha histórica de computadores da JP – Inspiring Knowledge, está de volta, com uma gama nova de modelos, de onde destacamos este Magma DT, o modelo destinado aos consumidores domésticos mais exigentes, os adeptos dos videojogos.

Este modelo, tal como acontecia no passado, vinha equipado com uma cuidada escolha de componentes, bem como de montagem, de onde se destacam a caixa Cooler Master da linha Silencio, o processador e a placa gráfica escolhidos.

Para representar, e bem, esta nova linha, o Magma DT enviado para testes vinha equipado com a configuração de topo: um processador Intel Core i7 4790 de quatro núcleos a 3,6 GHz (até 4,0 GHz em modo Turbo), uma motherboard ECS Z97-PK com chipset Intel Z97, dois módulos de 16 GB DDR3 a 1600 MHz, um disco SSD SATA de 240 GB OCZ Trion 100, capaz de velocidades de leitura de 550 MB/s e 520 MB/s de escrita, um gravador de DVD Asus 24x e uma placa gráfica Gigabyte GeForce GTX980 Windforce 3X de 4 GB de memória GDDR5 dedicada.

Esta utiliza uma GPU Nvidia com 2048 unidades de shaders, que funcionam a velocidades distintas, dependendo do modo de funcionamento da placa, se em modo gaming (1127 MHz) ou modo OC (1152 MHz).

A Silencio 352 é a primeira caixa MicroATX do mercado a vir equipada com um conjunto de soluções para redução de ruído, como a aplicação de uma espuma de absorção acústica nos painéis laterais e frontal, duas ventoinhas de baixo ruído à frente e atrás, para a criação de um fluxo de ar eficaz. Além disso tem ainda filtros para ajudar não só a reduzir o ruído de funcionamento, como para evitar a entrada de poeiras no interior do computador.

Todos os componentes estão correctamente instalados no interior desta caixa, com a cablagem toda devidamente arrumada e organizada, garantindo um visual não só limpo, como uma menor obstrução do fluxo de ar interno.

Este Tsunami Magma vem pré-instalado com o Windows 10 Home, na sua versão de 64-bit, estando devidamente actualizado, tal como os controladores de todos os componentes, algo raro nos dias que correm, embora o mais recente sistema operativo da Microsoft tenha simplificado e automatizado a instalação de actualizações sem que o utilizador dê conta.

A configuração conta ainda com a presença de uma licença do Kaspersky Internet Security 2016, para garantir a segurança dos seus dados, não só neste PC, com nos dispositivos móveis, por se tratar da versão Multi-Device (múltiplos dispositivos).

Em termos de desempenho, concluímos que este equipamento está preparado para correr todo o tipo de jogos a uma resolução Full HD (1920×1080), a ideal para monitores até 24 polegadas. Contudo, se deseja correr jogos mais recentes, em 4K, terá de optar por uma placa gráfica de desempenho superior, algo que, infelizmente, não existe (pelo menos para já) no catálogo da Tsunami.

Ainda assim, e tendo em conta o preço pedido, este computador acaba por ser um excelente regresso da marca ao mercado nacional e pode muito bem ser a sua entrada no mundo do gaming.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version