Review – Steam Controller

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Será que um gamepad consegue substituir um teclado e um rato em jogos FPS? Ou permitir a um presidente de câmara de sofá, construir uma cidade com pés e cabeça?

Foi o que a Valve quis fazer com a concepção e construção do Steam Controller, o primeiro comando de marca própria da mais conhecida loja on-line de jogos.

Por fora, este comando não difere muito dos que acompanham a PlayStation ou a Xbox: há duas peças cilíndricas laterais, que servem para segurar o comando, unidas por uma peça horizontal onde estão os botões.

Mas, em vez de dois controlos analógicos e um d-pad digital, o Steam Controller tem dois trackpads que usam tecnologia igual à empregue nos portáteis acompanhados por um controlo analógico no sítio ocupado normalmente pelo d-pad.

O Steam Controller comunica sem fios com o computador. O protocolo de comunicação é proprietário, por isso dentro da caixa encontra-se também um dongle USB que se pode ligar directamente numa entrada USB do computador ou no suporte incluído.

Este comando tem dois ‘shoulder buttons’ acompanhados por dois gatilhos, bem como dois botões-extra na parte de baixo.

Na parte de cima há quatro botões: um retro iluminado com o logo do Steam (para ligar e desligar) e dois botões de função de cada lado. Os dois trackpads são também botões.

Este comando é altamente personalizável, no entanto só o poderá personalizar dentro da aplicação Steam e apenas no modo de ecrã inteiro, o Big Screen.

Experimentámo-lo com vários jogos, como Call Of Duty, Far Cry Primal e Sim City e os resultados foram mistos.

No caso dos FPS, funcionou surpreendentemente bem, embora tenha sido necessário mexer nos controlos de sensibilidade para encontrar o ponto em que nem se mexe devagar demais, nem depressa demais.

No caso de Sim City, por muito que tentássemos, o Steam Controller não funcionou como deve ser. Mas há uma coisa certa, embora seja um esforço honesto e bem feito, o Steam Controller ainda não substitui a combinação teclado/rato porque parece que é introduzido um efeito intermédio entre o que o jogador quer fazer e o que acontece no ecrã. Não é lag, mas francamente também não consigo identificá-lo bem.

Desde que o tenho na minha posse, o firmware do Steam Controlller já foi actualizado duas vezes. A coisa melhorou, mas ainda não está no ponto.

Concluindo, este comando está perto, mas o esforço ainda não foi suficiente para me fazer esquecer o meu teclado e rato.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version