Review – Microsoft Band 2

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

 

No ano passado testámos a primeira versão da pulseira de fitness Microsoft Band, que, apesar de ser uma das melhores ofertas deste tipo no mercado, ainda tinha o aspecto e ergonomia de um protótipo. A nova versão chegou ao mercado no final do ano passado e inclui todos os sensores da antiga: sensor óptico de batimentos cardíacos, acelómetro, giroscópio, GPS, sensor de luz, sensor de temperatura da pele, sensor de raios ultravioletas, capacitância da pele, resposta galvânica da pele e microfone. A grande novidade, neste campo, é a inclusão de um barómetro que permite à Band medir as diferenças de altura a que está e assim em conjunto com o acelerómetro medir a quantidade de degraus que o utilizador sobe ou desce.

O sensor de batimentos cardíacos da Band 2

O ecrã OLED cresceu em altura para dar mais área aos tiles, os pequenos ícones que representam cada uma das aplicações que se podem usar na Band. Segundo a Microsoft, a bateria dura 48 horas, mas ou menos o mesmo tempo da versão anterior. A Band 2 também comunica com os dispositivos móveis através de Bluetooth e da app Microsoft Health que está disponível para Android, iOS e Windows. No entanto pode ser usada em separado.

Através da app, a Band recebe notificações de chamadas telefónicas, SMS, e-mail, Facebook, Twitter e calendário, entre outras. Se usar um Windows Phone, pode usar o sistema de reconhecimento de voz do Cortana para responder sem ter de mexer no smartphone.

O novo sistema de carga da Microsoft Band 2.

A plataforma Microsoft Health reúne todos os dados recolhidos pela Band, mais outros que têm de ser inseridos à mão, como o peso, e mostra-lhe um diagnóstico completo do seu estado de saúde acompanhado de conselhos para melhorar o que está menos bem. Pode mesmo ligar-se a outras pessoas que tenham a Band e criar desafios de passos, calorias gastas ou tempos.

Uma das novidades em termos de funcionalidades é a monitorização em tempo real automática de UV e subida de escadas que não existia no modelo anterior. Por exemplo, quando se faz exercício ao ar livre, esta pulseira também analisa a quantidade de raios UV que recebe. Na versão anterior, o utilizador só podia medir os raios UV quando ligava essa função.

O que a Band 2 ainda não faz melhor que a anterior é ser realmente à prova de água, por isso é melhor não a levar para a piscina. A interface da Band 2 e da aplicação estão em português de Portugal, mas infelizmente só a pode comprar online, por exemplo através da Amazon.

Pelas funcionalidades, design e versatilidade recomendo vivamente.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version