Review – Devolo WIFI Stick AC

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Hoje em dia tudo tem Wi-Fi, mas nem tudo o que tem Wi-Fi tem acesso às últimas tecnologias deste mercado. Com efeito, nos computadores portáteis e em muitos desktops, o hardware relacionado com as redes sem fios é daquelas coisas que não têm forma de serem actualizadas.

Embora todas as normas sejam retrocompatíveis com as anteriores, é chato ter-se um router que cria uma rede sem fios 802.11ac e ter de a usar com velocidades consideravelmente mais baixas, porque o hardware do computador não dá para mais. Para tentar remediar este facto, a Devolo, empresa conhecida pelos seus kits para a criação de redes Powerline, lançou recentemente uma interface USB para dar aos dispositivos compatíveis a possibilidade de acederem a redes Wi-Fi que funcionam com a norma 802.11ac a uma velocidade máxima de 433 Mbps.

Este stick USB é mais uma ‘chiclete USB’ de tão pequeno que é. Depois de inserido na tomada USB, a única coisa visível é uma pequena peça plástica.

A instalação é simplicíssima, basta ligar o stick a uma entrada USB e esperar que o Windows descarregue e instale os drivers automaticamente. Contudo, se usar um Mac terá de descarregar manualmente o software a partir do site da Devolo.

Depois é só seguir os passos de configuração tradicionais: detectar a rede e inserir a password de acesso. Não é necessário fazer mais alguma coisa.

Quanto ao desempenho, entre a nossa máquina e um NAS ligado a um router Asus 802.11ac, conseguimos obter um máximo de 360 Mbps de download e 300 de upload a cerca de dez metros de distância. Nos nossos testes, o router e o computador com o stick USB estavam em linha de vista, o que permitiu a obtenção de velocidades maiores que as registadas quando o dispositivo foi usado em sítios com recantos.

Este stick custa, em média 25,40 euros, o que não é exagerado. No entanto, a pergunta a fazer é: necessita mesmo de gastar esse dinheiro? Se tiver um dispositivo compatível 802.11n, francamente não. Se tiver algo anterior sim.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version