PCGuia Pro

NEC participa no projecto ‘Open Innovation Over Network Platforms’

NEC-Wall01

A NEC Corporation, a Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT), a NTT Communications Corporation (NTT Com), a Fujitsu e a Hitachi anunciaram o desenvolvimento de tecnologias Software-Defined Networking (SDN) que permitem que os recursos de uma rede WAN (Wide Area Network) sejam alocados de forma dinâmica, conforme as exigências de qualidade de rede e utilização de cada aplicação.

Estas tecnologias foram desenvolvidas no âmbito do ‘Open Innovation Over Network Platforms’, um projecto de investigação e desenvolvimento que visa permitir a total compatibilidade SDN de redes WAN. Também conhecido como ‘Projecto O3’, esta iniciativa foi lançada em Junho de 2013, com base na investigação conduzida pela Investigação e Desenvolvimento de Tecnologia de Virtualização de Rede do Ministério do Interior e das Comunicações do Japão, e promovida em conjunto pelas cinco empresas.

Ao utilizar estas tecnologias, diversas redes WAN virtuais podem ser construídas sobre redes multicamada e multidomínio interligando vários operadores de telecomunicações e plataformas de serviços. Estas redes podem ser construídas à medida para atender aos requisitos de qualidade de diversas aplicações.

Além disso, podem também adaptar-se a flutuações na actividade de utilização (alterações nas aplicações, aumento no número de utilizadores), através da alocação flexível de recursos, evitando assim uma degradação da qualidade.

Os resultados da investigação e desenvolvimento da SDN WAN vão ser utilizados como base para vários serviços relacionados com a Internet das Coisas (IoT) e como tecnologias-chave para concretizar a rede de quinta geração (5G).

Via NEC Corporation.

PCGuia
Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link