Microsoft e Facebook juntam-se para instalar cabo de Internet ao longo do Atlântico

A Microsoft e o Facebook juntaram-se para o projecto MAREA, que quer instalar um cabo de Internet ao longo do Oceano Atlântico. De acordo com o anúncio do projecto, este será o «cabo submarino com maior capacidade ao longo do Atlântico».

A ideia desta ligação, que vai ligar Bilbao, em Espanha, e Virginia Beach, nos Estados Unidos, é conseguir ter uma ligação de alta velocidade, que consiga assegurar ligações a serviços cloud e aos restantes serviços da Microsoft, Facebook e respectivos clientes. A ideia é conseguir ter melhor ligação para serviços como o Office 365, Skype, Xbox Live e o Bing.

O MAREA vai ter uma extensão de 6600 quilómetros e uma capacidade inicial estimada de 160 Terabits por segundo. Este cabo vai estar afastado de outros cabos submarinos, com as duas empresas a apontar este facto como uma razão para conseguir ligações mais fiáveis de Internet.

O anúncio revela também a data de construção deste cabo: os trabalhos começam em Agosto e as empresas esperam conseguir terminar a construção em Outubro de 2017.