Notícias

Já há um computador quântico acessível através da Internet

A probabilidade é que o conjunto de palavras computador quântico seja rapidamente associado a laboratórios de pesquisa e derivados. Mas há quem queira mudar isso: a IBM anunciou agora o acesso remoto a um protótipo funcional de computador quântico, através da Internet.

O computador quântico de cinco qubits, que está localizado num laboratório em Nova Iorque, fica assim acessível a, supostamente, todos. Mas convenhamos: a computação quântica não é algo que seja de senso comum – a menos que seja Justin Trudeau, o primeiro-ministro do Canadá.

Este acesso ao computador quântico da IBM implica que o utilizador compreenda os princípios da computação básica para que a aventura seja minimamente agradável.

Os computadores clássicos usam bits, como 0 ou 1, enquanto que os computadores quânticos usam qubits, que podem ser 0, 1 ou algo entre os dois. Assim, um só bit pode ter dois valores ao mesmo tempo. Resumindo: é possível analisar dados mais rápido do que com os restantes computadores.

Até agora, o acesso a este tipo de computação esteja mais limitado a simuladores do que a propriamente protótipos funcionais, como acontece neste caso. Para experimentar este acesso, pode saber mais no site da IBM Quantum Experience.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×