Dicas para o IObit Uninstaller – Acabe com ferramentas indesejadas

Diga adeus a barras de ferramentas duvidosas É uma das grandes dores de cabeça de quem usa PC: descobrir que foram adicionadas barras indesejadas ao seu navegador. Para resolver...
Dicas IObit

Diga adeus a barras de ferramentas duvidosas

É uma das grandes dores de cabeça de quem usa PC: descobrir que foram adicionadas barras indesejadas ao seu navegador. Para resolver isto há o IObit Uninstaller, mas também o pode usar para mexer nas barras de ferramentas legítimas: clique em ‘Barras de ferramentas e plug-ins confiáveis’. Estas estão arrumadas alfabeticamente, mas se clicar duas vezes no cabeçalho ‘Avaliação dos utilizadores’ pode vê-los pela ordem de opinião da comunidade (com os piores no topo). Claro que uma má nota não significa obrigatoriamente que uma barra serve para nada, mas sugere que está melhor sem ela. Para apagar uma barra, clique com o botão direito do rato e escolha ‘Remover’; se quiser saber mais sobre as barras suspeitas, opte por ‘Pesquisar Online’.

IMAGEM A

Seja o primeiro a usar as novas funcionalidades do IObit

No caso de gostar de estar na frente, pode “agarrar” as versões Beta mais recentes do IObit Uninstaller e usar as novas funcionalidades antes da maioria dos utilizadores. Uma vez que estas versões não estão anunciadas na página principal da IObit, tem de as procurar nos fóruns da empresa. Os anúncios das Betas vão estar na secção ‘News & Updates’.

Aumente o brilho

A interface de origem do IObit tem um aspecto escuro que pode ser transformado num look mais moderno e, claro, com muito espaço branco. Clique o botão de menu (três linhas horizontais no topo direito), escolha ‘Definições’, depois opte pelo ‘Branco’ e clique ‘OK’.

Desinstale vários programas em simultâneo

O IObit Uninstaller tem uma pequena caixa de selecção que passa facilmente despercebida onde se lê ‘Desinstalação em massa’. Vai encontrá-la no topo direito de qualquer uma das listas da secção ‘Todos os programas’.

IMAGEM B

Marque esta caixa para revelar uma coluna de caixas assinaláveis do lado esquerdo do fim da lista de programas actual. Depois de marcar várias caixas, carregue no botão ‘Desinstalar’ e siga as instruções. Não se esqueça de carregar no botão ‘Análise poderosa’ para verificar que não ficaram “resíduos” do programa.

Livre-se de programas que não estão listados

Alguns programas não são de confiança para o Windows e, por isso, não aparecem no ecrã ‘Desinstalar um programa’ do Painel de Controlo ou do IObit. Para estes programas, o iObit Uninstaller tem a opção ‘Forçar a desinstalação’ no topo da janela ao lado do ícone ‘Gostar’. Esta solução faz uma análise minuciosa ao sistema para encontrar todos os ficheiros e entradas de registo relacionadas com o programa ou documento escolhido. Depois de clicar no botão ‘Forçar desinstalação’ clique em ‘Navegar’. Agora vá até ao programa, pasta ou ficheiro, seleccione-a e clique em ‘Abrir’, ‘Desinstalar’, e depois em ‘Análise poderosa’. Marque as caixas ao lado dos itens a remover (ou marque a caixa no canto superior esquerdo para seleccionar todos). Por fim, clique em ‘Apagar’ seguido de ‘OK’ para confirmar.

IMAGEM C

Avalie

Lembra-se das avaliações dos utilizadores na primeira dica? Se quer juntar-se e ajudar, escolha ‘Todas as barras de ferramentas e plug-ins’ e depois clique em qualquer rating existente, juntamente com qualquer entrada. Agora seleccione o botão que reflecte a sua opinião e clique em ‘Avaliar’.

IMAGEM D

Categorias
DicasGuia completo
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link