Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019
CiênciaNotícias

Descoberto cometa sem cauda

C2014-S3-01

Num artigo publicado na revista Science Advances, uma equipa de cientistas do Instituto de Astronomia da Universidade do Hawai revelou que o cometa C/2014 S3 (PANSTARRS), descoberto em 2014, se formou na mesma altura que a Terra.

Observações efectuadas através do Very Large Telescope do European Southern Observatory (ESO) revelaram que o C/2014 S3 (PANSTARRS) não possui a cauda que os cometas desenvolvem quando se aproximam demasiado do Sol. Este cometa foi baptizado como ‘Manx’, em homenagem a uma raça de gatos sem cauda.

As observações indicam ainda que se trata de um corpo rochoso antigo. Como tal, é um dos potenciais blocos constituintes dos planetas rochosos, como a Terra, que foi expelido para fora do Sistema Solar e que permaneceu na Nuvem de Oort durante milhares de milhões de anos.

A equipa de cientistas espera encontrar outros cometas ‘Manx’ que possam ajudar a compreender a formação do Sistema Solar.

Via SlashGear, Science Advances, ESO.

PCGuia