As principais novidades apresentadas na Google I/O 2016

Teve inicio ontem na sede da Google em Mountain View a edição de 2016 do Google I/O a conferência anual que reúne os programadores de todas as plataformas da...

Teve inicio ontem na sede da Google em Mountain View a edição de 2016 do Google I/O a conferência anual que reúne os programadores de todas as plataformas da empresa e em que, tradicionalmente, são apresentadas as principais novidades de hardware e software da Google.

Este ano não foi diferente e na keynote de abertura da conferência foi mostrada uma mão-cheia de novidades que vão chegar ao mercado nos próximos meses:

O assistente da Google

Este assistente é de conversação já que permite um diálogo contínuo entre o utilizador e o Google; a partir do qual compreende o mundo dos utilizadores e os ajuda a realizarem tarefas. Torna mais fácil a compra de bilhetes de cinema enquanto o utilizador se desloca, encontra facilmente o restaurante perfeito para a sua família comer uma refeição rápida antes do filme começar e ajuda o utilizador a dirigir-se à sala de cinema.

Assistente-Google

Segundo a Google, o assistente funciona em todo o tipo de dispositivos e contextos para que o utilizador possa usufruir desta experiência independentemente do local ou contexto onde se encontra. O assistente Google foi construído tendo por base de anos a interpretar e a entender as perguntas dos nossos utilizadores.

A Google apresentou dois produtos que usam o Assistente, que vão chegar ao mercado em breve:

Google Home

Trata-se de um equipamento activado por voz que leva o assistente Google para qualquer divisão da casa. Permite ao utilizador desfrutar do entretenimento, gerir as tarefas diárias e obter respostas do Google – tudo através de conversação com o aparelho. Com um comando de voz, o utilizador pode pedir ao Google Home que ponha uma música, para programar o forno para uma determinada hora, verificar o status do voo ou mesmo até pedir para ligar as luzes. O Google Home foi desenvolvido para se enquadrar na casa do utilizador e tem bases personalizáveis e com cores e materiais diferentes.

Google-Home

Allo e Duo

Allo é uma nova aplicação que vem completar o assistente Google, para que o utilizador possa interagir com o equipamento directamente a partir do chat, seja individualmente ou com amigos. Pelo facto do assistente perceber o contexto em que utilizador se encontra, o mesmo pode pedir a agenda das suas tarefas diárias ou as fotos da ultima viagem. Caso o utilizador esteja a planear um jantar com amigos, pode também pedir ao assistente que sugira alguns restaurantes das redondezas – tudo no mesmo chat.

Google Allo

Allo inclui também a funcionalidade de Resposta Rápida (Smart Reply) que sugere respostas a mensagens, tendo em conta o contexto e inclui opções para tornar o chat mais expressivo com emojis, stickers e fotos criativas. Também existe um modo incógnito que permite a encriptação end-to-end, notificações discretas e mensagens que expiram.

A Duo é uma aplicação para chamadas de vídeo. Ao apresentar a Duo, o objectivo da Google é tornar as chamadas de vídeo mais rápidas e fiáveis, mesmo nas ligações mais lentas. Esta app inclui uma funcionalidade a que se deu o nome de Knock Knock que permite ao utilizador ver quem está a ligar através de vídeo mesmo antes de atender a sua chamada.

Ambas (Allo e Duo) estão baseadas no número de telefone do utilizador, para que possa comunicar com qualquer pessoa, independentemente do sistema operativo – iOS ou Android. Ambas as aplicações estarão disponíveis já este Verão.

Mais informação aqui.

 

Android N, Wear, VR, e Instant Apps

Também foi apresentada a nova versão do Android, denominada Andoid N que promete um melhor desempenho para gráficos e efeitos, redução do consumo da bateria e armazenamento, download de actualizações em “background”, notificações optimizadas para que as possa visualizar rapidamente e o aparecimento de 72 novos emojis.

Daydream

Com base no Android N, a Google criou uma nova plataforma de realidade virtual para dispositivos móveis denominada Daydream que dará experiências de utilização mais cómodas e imersivas.

A nova plataforma já dispõe de algumas aplicações como: YouTube, StreetView, Play Movies, Google Photos e Google Play Store. A Google está a trabalhar com os programadores para lançar novas apps ou adaptar as que já existem.

O Android Instant Apps – que permite ao utilizador usar, instantaneamente, as aplicações Android sem necessidade de as instalar.

Firebase

Trata-se de uma plataforma que ajuda os programadores a criarem rapidamente aplicações de alta qualidade, a aumentarem a sua base de utilizadores e a ganharem mais dinheiro no iOS, Android e internet móvel.

Mais informação aqui.

Categorias
EventosHardwareInternetNotíciasSoftware

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link