5 Hábitos de Profissionais de Sucesso que você deveria adoptar

Por: Carlos Goncalves
Tempo de leitura: 5 min

A roda já foi inventada. Bastará observarmos o quotidiano de indivíduos bem sucedidos para percebermos que existe um conjunto boas práticas que caracterizam o estereótipo do profissional de sucesso.
Foi o que decidiu fazer Joel Brown, fundador do Addicted2Success.com, que entrevistou centenas de profissionais com sucesso reconhecido. Este empreendedor americano concluiu que 90% dos entrevistados tinham alguns hábitos em comum que eram mantidos diariamente, os quais terão contribuído para o seu sucesso profissional. Podemos resumir de seguida estas boas práticas em 5 hábitos.

#1. Escreva sua “To do List” no dia anterior

Esta ferramenta é essencial para a sua organização, ajudando-o a manter o foco naquilo que é importante e urgente. O ideal será ordenar a lista por prioridades, actualizando a mesma no final do dia, riscando o que já foi realizado. Este é um dos principais hábitos que garantem a eficiência e a produtividade das nossas tarefas. A lista deverá estar sempre connosco, seja num tablet ou num caderno escrito à mão.

# 2. Exercite a sua mente, corpo e alma.

Cerca de 90% das pessoas bem sucedidas praticam diariamente alguma actividade física ou de concentração. Um dos hábitos mais populares é a meditação e as práticas mais comuns referidas pelos inquiridos foram as seguintes:
05-10 minutos – Exercícios de respiração
15-20 minutos – Meditação
20-30 minutos – Alimentação saudável
20-60 minutos – Exercício físico

#3. Defina objectivos realistas e visualize-os

Devemos ter sempre presente a famosa frase de Peter Drucker: “só poderá gerir o que puder medir”. Escreva as suas metas, planos ou visão de sucesso com regularidade e partilhe esta informação com a sua equipa.
Todas as manhãs estabeleça as suas intenções para o resto do dia. Quando definir as suas metas lembre-se de as tornar mensuráveis, estabeleça uma periodicidade para as medir e promova compromissos com a sua equipa, festejando sempre com ela os sucessos alcançados.

#4. Pratique a gratidão e aposte no auto-conhecimento.

Um dos aspectos que contribuem para a felicidade das pessoas bem sucedidas é a tomada de consciência da gratidão e o reconhecimento das coisas positivas das suas vidas. Guarde 15 a 30 minutos do seu dia para reflectir, agradecer e disfrutar de pequenos prazeres: uma caminhada à hora de almoço, um café com uma amigo que já não vê há algum tempo ou brincar com os seus filhos ao fim do dia.
Outro hábito comum aos profissionais bem sucedidos é a promoção do auto-conhecimento, quer seja através de cursos online, a leitura de livros ou a audição de podcasts. Se conseguir ler 20 páginas por dia ou ouvir um podcast de uma hora, equivale a cerca de 40 livros por ano.

#5. Desenvolva sessões de trabalho com parceiros e invista no networking.

Uma das práticas da maioria das pessoas bem sucedidas é a realização de encontros semanais com mentores ou parceiros de negócios para partilhar experiências, conquistas, dificuldades ou discutir estratégias de novos projectos.
A sua reputação é tudo. Os profissionais de sucesso criam constantemente o hábito de construir novas pontes, colaborações, participando em eventos de networking onde dão a conhecer o seu negócio e trabalhando pontualmente em espaços de Coworking. Estes espaços são cada vez mais utilizados por gestores e empreendedores de sucesso, não só pela flexibilidade e do baixo custo associado, mas também pelas oportunidades que têm de contactar com profissionais de diversas áreas profissionais, num ambiente colaborativo onde podem estabelecer parcerias e criar relações fortes, resultando em mais-valias tanto no campo pessoal como profissional.

Um dos grandes desafios que temos nos dias de hoje é definir rotinas e hábitos que melhorem a nossa produtividade, bem-estar e realização pessoal. Chegou a hora de os colocarmos em prática.

Carlos Gonçalves
CEO Avila Spaces

Exit mobile version