Review – Corsair Hydro H80i GT

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

O teste a sistemas de arrefecimento líquido é algo que raramente fazemos, pois este tem sido um mercado com poucas novidades.

Actualmente todos os fabricantes com estes sistemas tendem a usar o mesmo formato, com desempenho praticamente equivalente entre si, mas a Corsair promete mudar isso com esta versão GT do seu sistema compacto Hydro H80i.

Logo para começar encontramos um radiador de 120 mm mais espesso que o habitual (49 mm) e preparado para a colocação de duas ventoinhas silenciosas de 120 mm, colocadas dos dois lados.

Esta solução, tal como as restantes, possui a bomba de água colocada no próprio bloco, sendo este fabricado em cobre, para uma melhor dissipação de calor, e com um sistema de montagem extremamente simples, que o torna compatível com qualquer sistema actual, seja Intel (com encaixe LGA 1150, 1151, 1155, 1156, 1366, 2011 e 2011-3) ou AMD (com encaixe AM2, AM3, FM1 e FM2).

Todo o processo de montagem é extremamente simples, não sendo necessária a utilização de qualquer chave para a montagem do bloco, embora seja necessária a utilização de uma do tipo Philips para aparafusar as ventoinhas ao radiador e à caixa do computador.

O bloco tem ainda uma entrada USB, para ligar um cabo que, por sua vez, será ligado a uma porta USB interna do PC para poder usar o software Corsair Link.

O software permite não só monitorizar temperaturas do bloco, como regular a velocidade da bomba de água, das ventoinhas do radiador, bem como personalizar o LED RGB integrado no bloco, que poderá reagir de acordo com a temperatura do sistema, ao tornar-se encarnado quando a temperatura começar a subir, algo que, felizmente, nunca assistimos durante o teste. Para este, utilizámos um sistema composto por um processador AMD FX-8350 de oito núcleos a correr a 4,12 GHz de velocidade.

Este processador, quando arrefecido por um dissipador Noctua NH-L12 com uma ventoinha NF-F12 de 120 mm, registou temperaturas na ordem dos 34 graus em Idle e 64 em carga (usando o Prime95). Substituindo este dissipador pelo Corsair H80i GT, assistimos a uma melhoria nas temperaturas, com o processador a registar 31 graus em Idle e 47 em carga, um valor impressionante se tivermos em conta que o dissipador da Noctua é, já de si, uma solução bastante eficaz face ao dissipador de origem da AMD.

Este resultado revela-nos que, graças ao Corsair Hydro H80i GT, podemos explorar um pouco mais o potencial de overclock deste CPU. Embora o preço se justifique perante o desempenho registado e face a soluções equiparáveis com um radiador de 120 mm, custa-nos recomendar uma solução de dissipação mais cara que alguns processadores para quem não pretenda usar overclock no mesmo.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version