O site Linguee já tem uma aplicação para Android

Até agora, o Linguee era um site, criado por uma start-up alemã, que permitia ter acesso a traduções para várias línguas. Foi hoje lançada a aplicação para Android do Linguee, que permite ter acesso a diversos dicionários em modo offline.

A aplicação tem uma interface intuitiva, que permite chegar rapidamente a uma tradução. Cada vez que se entra na app, existe um menu de introdução, que permite visualizar as possibilidades de tarefas da Linguee. Estão disponíveis vários dicionários: alguns estão ainda em construção, mas o utilizador é avisado disso ainda antes de qualquer selecção de dicionário.

As pesquisas podem ser feitas através de voz, algo que acontece em outras aplicações de tradução. Outra particularidade interessante é o acesso a dicionários offline, onde estão disponíveis idiomas como alemão, inglês, francês, espanhol, italiano, russo, japonês, entre outros. Alguns dos dicionários, nomeadamente os mais completos, ocupam um espaço considerável no smartphone. Ainda assim, está disponível a opção de armazenar os dicionários no cartão SD do telefone.

Esta aplicação possibilita ainda a tradução de qualquer coisa que leia noutra aplicação – basta seleccionar o segmento de texto que quer traduzir e carregar na opção ‘partilhar com Linguee’. Além disso, qualquer texto copiado para a área de transferência aparece automaticamente na pesquisa do Linguee. Só é preciso é ter atenção às aspas, que conseguem enganar o motor de busca da aplicação. A app inclui a pronúncia de traduções que foram gravadas por falantes nativos.

A aplicação foi desenvolvida tendo em conta o trabalho de mais de 400 lexicógrafos e tradutores profissionais.

A aplicação está disponível na Play Store e é gratuita.