Kaspersky Lab oferece dicas para melhorar a segurança da conta do Snapchat

KL-Snapchat-Privacy-01

Muitos utilizadores do Snapchat não sabem que as suas publicações não são realmente ‘temporárias’ e tendem a partilhar conteúdos que nunca ponderariam publicar noutras redes sociais.

Para melhorar a segurança da conta do Snapshat, a Kaspersky Lab aconselha que as passwords sejam frequentemente alteradas e nunca reutilizadas.

Embora existam pessoas que gostem de partilhar nas redes sociais todos os aspectos da sua vida, a maioria prefere publicar apenas para as pessoas que conhecem. Se este for o seu caso, verifique as configurações da conta e assegure-se que tudo o que partilha na sua ‘História’ apenas é visto por amigos, não por todos.

Além disso, verifique a sua lista de amigos e certifique-se de que realmente os conhece a todos. Se alguém tentar adicioná-lo, certifique-se que conhece a pessoa antes de aceitar o seu pedido de amizade.

Há muitas maneiras de contornar a natureza temporária das imagens. A mais simples e mais óbvia é a capacidade de fazer uma captura de ecrã no dispositivo móvel. Se for rápido o suficiente, pode facilmente fazer uma captura de ecrã de qualquer Snapchat recebido, mantendo a foto pelo tempo que quiser. A pessoa que enviou a imagem será notificada dessa acção, mas é apenas isso: uma notificação, que não previne qualquer actividade menos bem-intencionada por parte de quem faz a captura de ecrã.

Outra recomendação para os que se preocupam com a privacidade das suas fotos é nunca ligar qualquer aplicação de terceiros à conta do Snapchat. Estas fontes são muitas vezes menos seguras, como muitos aprenderam da pior maneira numa violação massiva de fotos que aconteceu em 2014, e baptizada como ‘The Snappening’.

Mais de 90 mil fotos de Snapchat foram postas num site de terceiros chamado SnapSaved.com, sendo que muitas delas incluíam conteúdo explícito e as pessoas envolvidas não tinham qualquer intenção de que se propagassem pela Internet.

Quando uma conta do Snapchat é atacada, geralmente o resultado é o envio de uma mensagem de spam para todos os contactos na lista de amigos do utilizador. Se a sua conta foi atacada, redefina de imediato a sua password. E se receber uma mensagem de spam da conta de um amigo, avise-os o quanto antes de que a sua conta foi alvo dos hackers, já que o mais certo é que não saibam.

Via Kaspersky Lab.