Coube à Canon fazer hoje as honras de abertura da edição de 2016 de um dos mais antigos e prestigiados concursos de fotografia do Mundo, o World Press Photo. A marca aproveitou ainda a ocasião para apresentar aos jornalistas a sua nova topo de gama 1DX Mark II.
Como já é tradição há vários anos, Lisboa recebe o World Press Photo que, em 2016, chega mais uma vez ao Museu da Electricidade, em Lisboa, onde se podem ver a totalidade das quase cinquenta fotos premiadas.
O vencedor desta edição foi o fotojornalista Warren Richardson cuja foto mostra um refugiado a passar um bebé por uma cerca de arame farpado, durante a noite (em baixo). Além de ter ganho a competição em termos absolutos, Richardson ganhou ainda o primeiro prémio na categoria Spot News.
Entre os vencedores das oito categorias está um português: Mário Cruz conquistou o primeiro lugar nos Contemporary Issues (temas contemporâneos) com um trabalho de reportagem de nove fotografias sobre trabalho infantil e tráfico de crianças senegalesas e guineenses.
Grande parte do trabalho de reportagem fotográfica de Mário Cruz incidiu sobre as más condições encontradas nas daaras (escolas corânicas do Senegal) onde os alunos (talibés) vivem em estados de subnutrição, são espancados e estão, grande parte do tempo, acorrentados.
A fotorreportagem de Mário Cruz foi publicada pela revista Newsweek (EUA) e conquistou ainda o terceiro lugar no concurso de fotografia Pictures Of The Year.
Durante a amanhã de hoje houve ainda tempo para a Canon anunciar a chegada ao mercado da sua nova topo de gama EOS-1D X Mark II, uma máquina com um novo CMOS full-frame de 20,2MP e dois processadores processador DIGIC 6+.
A máquina, que chega ao mercado com um preço de 6495 euros (só corpo), já tinha sido anunciada em Fevereiro pela Canon. Pode ler mais pormenores sobre esta DSLR da marca japonesa aqui.