Review – Asus GX700

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min

Os sistemas de refrigeração a líquido são muito mais eficazes que os tradicionais, por conseguirem dissipar quantidades muito maiores de energia térmica. Isto faz com sejam os favoritos de muitos overclockers que querem puxar ao máximo pelos componentes das suas máquinas.

No entanto, devido ao seu volume e quantidade de peças necessárias, até agora estavam limitados aos computadores desktop. Em Setembro de 2015, a Asus apresentou na IFA o ROG GX 700, aquele que é o primeiro computador portátil comercial com um sistema de refrigeração a líquido. Este modelo foi pensado, precisamente, para o mercado dos overclockers e de quem quer jogar em qualquer lado sem que seja preciso fazer grandes concessões na qualidade dos gráficos.

O GX 700 é um computador portátil com ecrã UHD (3480×2160) de 17,4 polegadas com tecnologia G-Sync da Nvidia. O processador é um Intel Core i7 6820HK que funciona a 2,7 GHz, podendo chegar aos 3,6 em modo Turbo, mas que está desbloqueado atingir uma velocidade máxima de 4,1 GHz. O mesmo se passa com a GPU GTX 980 da Nvidia, que pode ser acelerada até aos 1,4 GHz, e que tem 8 GB de memória GDDR 5 dedicada. A memória RAM do sistema é composta por quatro módulos de 16 GB DDR4 a 2800 MHz, o que perfaz um total de 64 GB.

O armazenamento é composto por quatro SSD de 256 GB em RAID 0, perfazendo 1 TB de espaço. Estas unidades são NVM Express, ou seja, ligam-se directamente ao bus PCI Express para a obter o máximo de desempenho possível. Entre as ligações estão três entradas USB 3.0, uma USB Type-C, uma Thunderbolt 3, uma HDMI 2.0, uma Mini DisplayPort 1.3 (que permite a passagem de vídeo até 8K) e um leitor de cartões de memória SD. Para a utilização de rede com fios existe uma entrada Ethernet Gigabit.

As ligações sem fios são Bluetooth 4.0 e Wi-Fi, até à norma 802.11ac. O sistema de refrigeração a líquido é composto por uma doca que contém todo o hardware necessário para fazer funcionar o sistema, como a bomba, radiadores e ventoinhas. Quando o computador está instalado na doca, os tubos que conduzem o líquido são ligados automaticamente e o sistema começa a funcionar sem qualquer intervenção do utilizador.

A única coisa diferente no funcionamento do GX 700 enquanto está ligado na doca é o desbloqueio das funcionalidades de overclocking manual. Se quiser remover o computador da doca pode fazê-lo sem ter de fazer qualquer reinicio da máquina, a menos que esteja em modo de overclocking manual. Quando o GX700 está a funcionar fora da doca, comporta-se como um portátil normal. Até usa uma fonte de alimentação mais pequena e fácil de transportar para carregar a bateria.

O Asus ROG GX700 é todo feito em alumínio com uma montagem muito bem conseguida, sem folgas ou peças soltas. Mas não é perfeita: os botões do trackpad parecem estar soltos e a ligação da fonte de alimentação na doca devia ter sido mais bem pensada. O leitor pode pensar que estou a ser um pouco exagerado nos pormenores, mas uma máquina que custa em Portugal 4499 euros (!) tem de ser o mais perfeita possível!

No campo do desempenho esta máquina não desaponta. É oficialmente a máquina mais rápida que passou por esta redacção desde que inaugurámos o novo sistema de avaliação a meio do ano passado. Nas nossas medições obtivemos 5187 no teste Work do PCMark e 5190 no teste Home do mesmo programa. Nos testes gráficos com o 3DMark 11 obtivemos 11 440 no Firestrike e 179 732 no IceStorm. O valor obtido com o Firestrike é praticamente o dobro do melhor até agora que pertencia ao computador desktop Alientech Blade Gaming. Nos teste efectuados com jogos obtivemos 123 FPS no FarCry 4 a 1980×1080 com qualidade Very High; o GX 700 não conseguiu executar o Metro Last Light como deve ser, mas, se extrapolarmos os dados que obtivemos, podia ultrapassar facilmente os 100 FPS.

O Asus GX 700 é vendido, como já dissemos, por 4499 euros, o que lhe dá direito a levar para casa o computador, o sistema de refrigeração, duas fontes de alimentação, um rato gaming Asus Sica e um headset. Tudo é entregue dentro de uma mala de protecção personalizada com a imagem ROG. O Asus ROG GX 700 é um daqueles produtos que a Asus lança volta e meia só para dizer que consegue conceber e produzir coisas fora do normal.

É bonito, é bem construído e é muitíssimo rápido. Mas… por 4500 euros consegue-se construir um computador ainda mais rápido. A única coisa é que está agarrado à secretária.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version