Kaspersky Lab detecta novo Trojan bancário

Uma equipa da Kaspersky Lab detectou várias campanhas maliciosas com origem no Brasil que distribuem componentes ‘banloader’, utilizados para instalar Trojans bancários nos dispositivos das vítimas. O banloader está...
Trojan-01

Uma equipa da Kaspersky Lab detectou várias campanhas maliciosas com origem no Brasil que distribuem componentes ‘banloader’, utilizados para instalar Trojans bancários nos dispositivos das vítimas.

O banloader está em formato JAR (ficheiro Java), o que significa que o Trojan pode ser potencialmente executado em diferentes plataformas, como Linux, OS X e Windows e, em alguns casos, em dispositivos móveis.

Os ataques distribuem-se através de engenharia social, utilizando como isco os impostos, licenças ou multas de trânsito. As mensagens continham links maliciosos que descarregam um ficheiro JAR ou que incluem malware dentro de um ficheiro anexo, como ZIP ou RAR, por exemplo.

Os analistas da Kaspersky Lab encontraram a maioria das vítimas no Brasil, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Argentina e México. Também foram detectadas técnicas de infecção similares na Alemanha e China.

De acordo com a Kaspersky Lab, os seus produtos de segurança, dependendo das características do banloader, detectam e bloqueiam o malware identificando-o nos seguintes três grupos: Trojan-Banker.Java.Agent, Trojan-Downloader.Java.Banload e Trojan-Downloader.Java.Agent.

Via Kaspersky Lab.

Categorias
MobilidadeNotíciasSegurança

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link