Já ouviu falar de 'typosquatting'?

Se não ouviu, convém ler até ao fim. De certo que já lhe aconteceu escrever um URL na barra de endereços do seu browser e esquecer-se de uma letra,...

Se não ouviu, convém ler até ao fim.

De certo que já lhe aconteceu escrever um URL na barra de endereços do seu browser e esquecer-se de uma letra, como por exemplo em vez de www.qualquercoisa.com, escrever www.qualquercoisa.om. Normalmente, como o endereço errado não existe aparece uma página a dar conta que o domínio não existe, ou é enviado para a página de uma qualquer entidade de venda ou revenda de nomes de domínio.

O que foi descoberto recentemente pela empresa de soluções de segurança Endgame é que centenas de domínios de Omã, que têm a terminação ‘.om’ estão a ser comprados para apanhar os utilizadores mais incautos em páginas que instalam vários tipos de malware nos seus computadores. A este tipo de armadilha chama-se ‘typosquatting’.

Entre os domínios falsos estão a Samsung, Netflix ou a Delta Airlines.

Testámos alguns URL da lista elaborada pela Endgame, como por exemplo o endereço ‘WordPress.om’ e o resultado foi o que está na imagem.

Pag-Falsa

Tirando terem uma atenção redobrada, ainda não existe nenhuma solução para este problema do lado dos utilizadores. A única coisa que se pode fazer neste momento é reportar o problema no site verdadeiro da entidade em questão e esperar que eles o resolvam, quer através de uma negociação directa com os detentores desses domínios para os comprar, quer através de uma queixa para o ICANN, a entidade que gere os domínios de topo em todo o mundo.

Categorias
InternetNotíciasSegurança

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link