ESET alerta para novo ataque de ransomware

A ESET alerta para o aumento dos casos detectados do malware Nemucod. Em Portugal, este malware já representa 27% das ameaças detectadas pelos sistemas da ESET. ...

A ESET alerta para o aumento dos casos detectados do malware Nemucod. Em Portugal, este malware já representa 27% das ameaças detectadas pelos sistemas da ESET.

Esta ameaça chega através de email e pode levar à instalação de ransomware nos computadores. Depois disso, a ameaça bloqueia o acesso aos dados guardados dos utilizadores, impedindo depois o resgate para desbloqueio.

Têm vindo a aumentar os número de incidência deste tipo de malware, principalmente na Europa, América do Norte, Austrália e Japão. Este tipo de ameaça disfarça-se de factura, aviso ou qualquer outro tipo de documento oficial. Quando aberto, instala várias formas de ransomware nos computadores das vítimas, pedindo depois às vítimas dinheiro para recuperar os dados.

A ESET aconselha os utilizadores a não abrir qualquer tipo de anexos de emails desconhecidos e a fazer cópias de segurança regulares dos dados. Caso utilize um disco externo, uma das recomendações é que este não esteja sempre ligado ao computador, para evitar possíveis infecções.

Categorias
Segurança

É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.
Assinaturas
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link