Empresas portuguesas admitem que orçamento não chega para definir estratégia de segurança

A IDC Portugal e a Cisco anunciaram os principais resultados do estudo de segurança levado a cabo junto de mais de 200 empresas portuguesas e que revela que as...
Cisco-Systems-01

A IDC Portugal e a Cisco anunciaram os principais resultados do estudo de segurança levado a cabo junto de mais de 200 empresas portuguesas e que revela que as organizações gastaram em media 12% do seu orçamento de TIC em segurança no ano passado, independentemente da sua dimensão.

O estudo, conduzido pela IDC Portugal, teve como principal objectivo identificar a percepção das organizações nacionais no que toca à evolução dos riscos de segurança de informação nos próximos 12 meses.

O inquérito intitulado ‘Segurança de Informação nas Organizações Portuguesas 2016’ revela que Orçamento Insuficiente (62%) e Aumento da Complexidade das Ameaças (47%) são os principais obstáculos em termos de implementação de segurança de informação nas empresas.

No que toca aos mecanismos de defesa, as organizações continuam a dar prioridade à ideia de ‘protecção e defesa’ do perímetro, por oposição à adopção de soluções de ‘contenção e prevenção’. Assim, a maioria das organizações já implementou tecnologias de controlo contra ameaças externas à segurança da informação, como anti-spyware (70%), anti-spam (77%), antivírus (89%), bem como firewalls (88%).

Apenas uma pequena percentagem das organizações inquiridas implementa tecnologias de cifra para proteger a informação corporativa, nomeadamente cifra de e-mail (23%), cifra de armazenamento (27%) ou cifra de equipamentos móveis (17%).

A solução tecnológica para a gestão de equipamentos móveis, ferramentas de teste de intrusão, avaliação de vulnerabilidade, sistemas de autenticação biométrica e gestão de identidade federada ainda têm pouca expressão nas organizações nacionais.

Via Cisco, IDC Portugal.

Categorias
PCGuia Pro

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link