Como usar um router Asus com um acesso Meo Fibra

Por: Pedro Lopo Silva aka xptopt Nesta série de três tutoriais vamos ensinar-lhe a configurar um router Asus para usar com os acessos de fibra dos três grandes operadores...
ASUS-RT-87U

Por: Pedro Lopo Silva aka xptopt

Nesta série de três tutoriais vamos ensinar-lhe a configurar um router Asus para usar com os acessos de fibra dos três grandes operadores nacionais para tirar o máximo partido da sua ligação à Internet. O primeiro é direcionado para os utilizadores Meo. Depois seguem-se Vodafone e Nos.

Os routers para acesso à Internet que os ISP colocam em nossas casas não são propriamente a última palavra da tecnologia. Podem ser muito resistentes, mas deixam muitíssimo a desejar em termos de ligações Wi-Fi, tanto no que respeita ao alcance e velocidade como de estabilidade das ligações.

O que se calhar não sabe é que pode usar-se outro router e se calhar até mais facilmente do que supõe. Nas próximas páginas vamos damos-lhe dois tutoriais que ajudam a configurar um router Asus para aceder aos serviços do Meo.
Configurar o router com um firmware oficial Asus

Neste primeiro tutorial vamos usar um firmware oficial da Asus no router. Isto tem a vantagem de ser mais simples de implementar pelos utilizadores menos experientes porque tudo se passa na interface web de gestão do router. Neste momento ainda existe apenas firmware para o Asus RT-N66U, RT-AC66U, RT-AC68U, RT-AC87U e Asus RT-AC3200. Com esta configuração vamos ter serviços de IPTV e VoIP (telefone fixo) e Internet nos dois routers, da Asus e do Meo, com endereços IP públicos diferentes em cada um. Não se esqueça que tem de ligar os dispositivos de rede como está no esquema. O firmware oficial da Asus pode encontrado aqui.

  1. Primeiro é necessário instalar o novo firmware porque, apesar de ser oficial, ainda não vem incluído de série nos routers. Antes de começar a instalação deve fazer um ‘Factory Reset’ do seguinte modo:
  2. Aceda à interface do router clique em ‘Administration’, depois em ‘Restore/Save/Upload Setting’, clique no botão ‘Restore’ junto a ‘Factory Setting’.
  3. De seguida aceda outra vez à interface de configuração do router, clique em ‘Administration’ depois em ‘Firmware Upgrade’. Em ‘New firmware file’ clique em ‘Choose file’ e escolha o ficheiro que descomprimiu anteriormente.
  4. Depois clique em ‘Upload’ para carregar o firmware para o router. Depois de instalado, o dispositivo reinicia. A última coisa a fazer é um novo ‘factory reset’ como foi descrito no início.
  5. Aceda ao router através do endereço 192.168.1.1/índex.asp (desta forma salta o Quick Setup)

    Tutorial2-2

  6. Clique em LAN na coluna da esquerda, depois no separador ‘IPTV’ no menu ‘Select ISP Profile’ seleccionar Meo e fazer Apply. Active também as opções ‘Enable multicast routing (IGMP Proxy) e ‘Enable eficiente multicast forwarding (IGMP Snooping). Reinicie o router.

Configurar o router com um firmware personalizado Merlin

No segundo tutorial vamos abordar a configuração do router com um firmware personalizado chamado Merlin que pode ser descarregado a partir daqui. Este firmware oferece mais funcionalidades que o oficial da Asus.

SITE-MERLIM

  1. No site, clique em ‘Download’, depois escolha o servidor e de seguida o modelo do seu router. À data da escrita deste tutorial, o firmware Merlin estava disponível para sete modelos de routers da Asus. Depois de acabar o download, descomprima o ficheiro. Lá dentro encontra um ficheiro com extensão .TRX.

    Tutorial-Download-1

  2. Aceda à interface do router, clique em ‘Administration’, depois em ‘Restore/Save/Upload Setting’ e, finalmente, no botão ‘Restore’ que fica junto a ‘Factory Setting’. Isto limpa quaisquer configurações que o router possa ter na memória.

    Tutorial-Download-2

  3. Em seguida, aceda outra vez à interface de configuração do router, selecione ‘Administration’ e depois em ‘Firmware Upgrade’. Em ‘New firmware file’ clique em ‘Choose file’ e escolha o ficheiro que descomprimiu anteriormente. Depois clique em ‘Upload’ para carregar o firmware Merlin para o router.
  4. Depois de instalado, o router reinicia. A última coisa a fazer é um novo factory reset como foi descrito anteriormente.

    Tutorial-1-2

  5. Agora passamos à configuração do router. Para isso, abra o browser e escreva o endereço do router 192.168.1.1. Deste modo vai aceder à interface Web de gestão do mesmo. Aqui, vamos configurar a vlan-12, JFFS e telnet. Para ultrapassar o sistema de configuração simplificada do router ‘Quick Internet Setup’ deve usar-se este endereço: 192.168.1.1/índex.asp.
  6. Depois de entrar na interface de configuração do router clique na opção ‘LAN’ que se encontra abaixo de ‘Advanced Settings’, na coluna do lado esquerdo. Depois selecione o separador IPTV que está no topo da janela. Em ‘Select ISP profile’ escolha ‘Manual’.
    De seguida, aparecem três linhas abaixo do menu de selecção do ISP: ‘Internet’, ‘LAN port 4’ e ‘LAN port 3’. Insira 12 no campo ‘VID’ junto a ‘Internet’. Active também as opções ‘Enable multicast routing (IGMP Proxy) e ‘Enable eficient multicast forwarding (IGMP Snooping)’.
    Depois clique em ‘Apply’ para gravar as alterações.
  7. Entre em ‘Administration’ na coluna da esquerda e vá ao separador ‘System’. Clique em ‘Yes’ na opção ‘Format JFFS partition at next boot’, em ‘Enable JFFS custom scripts and configs’ e em ‘Enable Telnet’. Depois faça ‘Apply’ e espere que router reinicie.
  8. Agora vai ter de aceder ao router através através de Telnet. Através deste serviço o utilizador consegue enviar comandos directos para o router. Isto permite aceder a funcionalidades que não estão disponíveis através da interface Web – deste modo, serão enviados comandos e scripts para configurar o router. Para tal, tem de ter um programa que o permita fazê-lo. Existe um programa gratuito chamado Putty que pode ser descarregado a partir de putty.org.

    Putty

  9. Depois de descarregar o Putty execute-o. Na janela que aparece insira o endereço IP do seu router, o nome de utilizador e a password de administração, a mesma que usa na Interface Web. Se tudo correr bem, a janela fica preta com um cursor a piscar. Isto quer dizer que o sistema está pronto a receber comandos. Neste momento tem de saber o modelo do router para escolher o script correcto.
    Copie a linha correspondente ao modelo do seu router na janela do Putty e prima em ‘Enter’.
    Depois, reinicie o router.

RT-AC87U
wget ftp://vsteam.asuscomm.com/WRT/asus/mrl/RT-AC87Uv4.sh
sh RT-AC87Uv4.sh

RT-AC66
wget ftp://vsteam.asuscomm.com/WRT/asus/mrl/RT-AC66v2.sh
sh RT-AC66v2.sh

RT-AC68
wget ftp://vsteam.asuscomm.com/WRT/asus/mrl/RT-AC68.sh
sh RT-AC68.sh

RT-N16
wget ftp://vsteam.asuscomm.com/WRT/asus/mrl/RT-N16.sh
sh RT-N16.sh

RT-N66U
wget ftp://vsteam.asuscomm.com/WRT/asus/mrl/RT-N66.sh
sh RT-N66.sh

RT-AC56U
wget ftp://vsteam.asuscomm.com/WRT/asus/mrl/RT-AC56U.sh
sh RT-AC56U.sh

Legenda esquema

Esquema-Ligacoes

Estes tutoriais funcionam com todos os acessos Meo fibra e permitem usar a MEObox e a Internet com um router diferente do que é fornecido pela PT. Se usar telefone fixo ligado ao router do Meo terá que o ligar apenas à tomada número quatro do router Asus porque este não tem qualquer saída RJ-11 para ligar um telefone.

 

Categorias
Guia completo

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link