Ciência

Tecnologia de laser permite guardar até 360TB de informação para sempre

Para quem quiser ter a certeza de que informação importante é guardada sem tempo definido, existe agora uma técnica que permite armazenar até 360 terabytes de informação numa nano estrutura da quartzo, com a promessa de durar até 14 mil milhões de anos.

A tecnologia de laser está a ser desenvolvida por investigadores na Universidade de Southampton, no Reino Unido. O laser consegue inserir dados numa estrutura de quarto 3D, de dimensões nano.

Até agora, a equipa de investigadores já guardou em pequenos discos de vidro vários documentos de relevo, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Magna Carta ou a Bíblia.

A ideia de conseguir guardar informação em pequenos discos de quarto já existia há alguns anos. No entanto, a capacidade de armazenamento era bastante limitada. Em 2012, uma técnica semelhante conseguia arquivar apenas a quantidade de informação que é inscrita num CD. Com esta investigação, é dado um avanço na forma de guardar grandes quantidades de informação durante milhares de anos.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×