Satélite Sentinel-3A já está em órbita

Sentinel-3-ESA-01

O terceiro satélite desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) para o programa ambiental europeu Copernicus, foi lançado hoje de Plesetsk, Rússia, transportando quatro instrumentos para a observação da Terra.

O primeiro sinal do Sentinel-3A foi recebido ao fim de 92 minutos pela estação de Kiruna, na Suécia. Ligações de telemetria e controle de atitude foram então estabelecidas pelos controladores no centro de operações da ESA, o ESOC, em Darmstadt, Alemanha.

Esta é a terceira de seis famílias de missões que fazem parte da rede europeia Copernicus, de monitorização ambiental. O Copernicus baseia-se nos satélites Sentinel e ainda no contributo de outras missões, para fornecer dados de monitorização ambiental e de apoio a actividades de segurança civil. O Sentinel-3 transporta uma série de sensores de ponta para o fazer.

De acordo com a Agência Espacial Europeia, o satélite Sentinel-3B tem o lançamento agendado para o próximo ano.

Via Agência Espacial Europeia.