Samsung: TV, frigorífico, smartphone e máquina de lavar roupa vão estar todos ligados até 2020

A tradição mantém-se: a Samsung voltou a escolher o Principado do Mónaco para organizar o seu Forum de tecnologias onde aproveita para reunir, todos os anos, o que de...

A tradição mantém-se: a Samsung voltou a escolher o Principado do Mónaco para organizar o seu Forum de tecnologias onde aproveita para reunir, todos os anos, o que de melhor faz no campo das tecnologias para a casa, de entretenimento e mobile.

O grande destaque da edição do Samsung Forum de 2016 são as televisões curvas e com ecrãs de grandes dimensões que estão a subir ao próximo nível da alta definição. A marca está a aplicar uma nova tecnologia, a Quantum Dot Display (baseada em nanocristais semicondutores) à sua linha SUHD.

Mas além das demonstrações tecnológicas, a Samsung também aproveitou o fórum para revelar algumas novidades e levantar a ponta do véu sobre lançamentos a curto prazo. É o caso do novo Galaxy S7, cuja apresentação foi oficialmente confirmada por Rory O’Neill, um dos vice-presidentes da Samsung na Europa: será a 21 de Fevereiro, na feira Mobile World Congress que vai acontecer em Barcelona e onde a PCGuia vai estar presente.

David Lowes, chief marketing officer para a Europa da Samsung, abriu o Forum 2016 e indicou o caminho a seguir pela marca coreana: “Não vamos estar apenas ligados por dispositivos móveis, mas também por televisões, máquinas de lavar roupa e frigoríficos. Vamos continuar a fazer inovações que façam sentido para as pessoas e trabalhar para ter casas verdadeiramente inteligentes com a Internet of Things em 2020”.
image

Actualmente presente em 80 milhões de casas com 100 milhões de dispositivos ligados, a Samsung quer melhorar a vida dos consumidores “desde que se levantam até voltarem para cama”, disse Dan Harvie, director europeu da marca para os electrodomésticos.

Neste campo, o objectivo é “criar inovações que digam algo às pessoas”, assegurou o mamo responsável, que quer ver todos os dispositivos Samsung ligados à rede até 2020.

Para conseguir isso, a Samsung tem, pelo menos, dois trunfos: o frigorífico Family Hub e a máquina de lavar roupa AddWash. Estas novas máquinas enviam mensagens às pessoas quando acabam de lavar e podem ser controladas por uma app a partir do smartphone.
image

image

image

Mas a estrela da IoT da Samsung para o futuro imediato é mesmo o seu novo frigorífico, que tem câmaras internas que nos mostram fotos da comida e nos permitem adicionar os prazos da mesma no ecrã táctil que está na porta.
Mas não é tudo: o Family Hub sugere receitas com os ingredientes disponíveis, pode ser controlado com a voz, fazer mirror da TV, dar música e mostrar informações sobre o tempo.
Ainda para ajudar nas tarefas da casa, há outra novidade: o novo robot aspirador da Samsung chamado Powerbot que a marca diz ser o “mais potente” do mercado.

Este modelo destaca-se igualmente por ser o primeiro da Samsung com Wi-Fi e a funcionalidade Select and Go que permite seleccionar diferentes divisões da casa e enviar o robot para a limpar. Isto é feito a partir de uma app para smartphone.

Metade da área de exposição do Samsung Forum 2016 estava ocupada por televisões, o que mostra bem a aposta da Samsung nesta área. Juntamente com a já falada tecnologia Quantum Dot, a marca tem a Ultra Black e a HDR com 1000 nit, o mesmo padrão usado pelos estúdios de Hollywood.
image

image

E por falar na “meca” do cinema, há uma nova parceria da Samung com a 20th Century Fox que vai oferecer o filme The Martian em UHD e HDR na compra de qualquer leitor Blu-ray 4K.

A inovação chega também aos comandos de TV com o Smart Control, um controlo remoto multidispositivo que tem apenas os botões e as funcionalidades mínimas para interagir com os equipamentos de entretenimento da Samsung.

Finalmente, a divisão mobile da Samsung também acabou por marcar o Forum 2016, com Rory O’Neill (vice-presidente) a confirmar o aguardado lançamento do Galaxy S7 para 21 de Fevereiro e a confirmar a chegada ao mercado do Tab Pro S com Windows 10 a 4 de Março.

O relógio inteligente da Samsung, o Gear S2, também vai ter novidades: em breve chega o modelo Classic em preto, prateado e rosa dourado.
image

image

A última grande notícia deste Samsung Forum 2016 foi dada por Nathalie Oestman, VP Samsung Pay, que anunciou a chegada deste sistema digital de pagamento à Europa no primeiro trimestre deste ano (já estava disponível nos EUA e Coreia do Sul) e a consequente entrada da app no site, do operativo da Apple, o iOS.

Categorias
Reportagem PC Guia

Jornalista de tecnologias desde 2005, tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil. Gosta de carros rápidos e de hotéis caros. Não tem um helicóptero porque decidiu gastar o prémio do último Euromilhões no desenvolvimento de um smartphone de marca própria.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link