Review – Sony Xperia Z5/Z5 Compact

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Depois do Sony Xperia Z5 Premium, o topo de gama da fabricante japonesa que reúne o (ainda) processador de topo da Qualcomm, um ecrã de 5,5 polegadas (que é o primeiro do mundo com 4K num dispositivo móvel) e um novo sensor de imagem de 1/2,3 de polegada que capta imagens de 23 MP e vídeo em 4K.

Testamos os restantes membros da família Xperia, que chegaram agora à sua sexta geração. Começando pelo Xperia Z5, este modelo mantém um ecrã de 5,2 polegadas com resolução FullHD (1080 x 1920 px) e densidade de 428 pontos por polegada, o que lhe garante uma imagem brilhante, graças às conhecidas tecnologias Triluminos Display e X-Reality Engine.

Esteticamente o novo Xperia Z5 distingue-se pelos acabamentos que, neste caso em particular, abandonam o painel traseiro em vidro e o trocam por um metálico em preto mate; a moldura recebe a gravação Xperia numa das laterais, estando a outra ocupada pelos botões de volume, de disparo do obturador e pelo botão de energia, que perde o seu formato circular para passar a ter um leitor de impressões digitais.

Mantendo a certificação IP68, que garante que este equipamento é à prova de poeiras e água doce (até 1,5 m de profundidade durante 30 minutos), passa a existir apenas uma tampa que serve para alojar o leitor de cartão nanoSIM e o MicroSD, uma vez que a ligação microUSB de carregamento da bateria (e ligação ao seu PC) já é à prova de água.

Face ao Xperia Z5, o modelo Compact utiliza um ecrã com apenas 4,6 polegadas, o que o torna significativamente mais pequeno e leve. Este ecrã mantém a resolução do anterior modelo, o Xperia Z3 Compact, ou seja, 720 x 1280, o equivalente a 323 pontos por polegada.

De resto, as diferenças entre os modelos estão apenas na capacidade de memória RAM de cada modelo: 3 GB para o Z5 e 2 para o modelo compacto (não notará qualquer diferença de desempenho entre os modelos) e a capacidade da bateria, 2900 e 2700 mAh, respectivamente. Não existem outras diferenças entre os dois modelos, uma vez que ambos usam o processador Qualcomm Snapdragon 810 de oito núcleos e 32 GB de armazenamento, que pode ser ampliado usando o já referido cartão MicroSD.

Quanto aos preços, ambos os equipamentos têm um valor elevado, mas este é justificado por se tratarem de equipamentos com características de topo.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version