Review – Razer Mamba 2015

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Os 180 euros pedidos tornam o Razer Mamba 2015 (ou Chroma) num dos ratos de computador mais caros à venda em Portugal (superado apenas pelo Mad Catz R.A.T. Pro X), mas esse valor é, segundo a Razer, totalmente justificado pelo facto de se tratar do rato de gaming mais avançado do mercado.

Não acredita? Para já, temos um corpo que parece ter sido criado a pensar na posição natural da mão de um jogador destro, tendo um acabamento mate e zonas em borracha laterais que garantem uma aderência perfeita. Por se tratar de um modelo novo da gama Chroma, este possui o sistema de iluminação totalmente personalizável (16,8 milhões de cores) composto por duas barras laterais e as laterais da roda de scroll. Estas emitem uma luz que cria uma espécie de nível que informa a capacidade da bateria quando colocamos o rato na sua dock.

E por falarmos em dock, decerto já terá percebido que este rato poderá ser usado com ou sem cabo USB, podendo ligar o fornecido na dock disponível (que serve para carregar as baterias) ou na zona central do periférico. Em termos de desempenho, não notará qualquer diferença, uma vez que a Razer anuncia o mesmo tempo de resposta: apenas 1 ms com ou sem o cabo ligado.

Mas, mais importante que tudo isso é o sensor usado, com 16000 DPI, um exclusivo da marca que apenas podemos ver num outro rato Razer, o Mamba Tournament Edition. Este sensor é totalmente ajustável, tanto por software, como pelos botões existentes a seguir à roda de scroll, e garante um funcionamento suave e preciso em qualquer ocasião.

Outro ponto importante é a implementação de um sistema que permite ajustar a resposta dos botões principais de disparo, usando para tal uma chave fornecida com a embalagem. Através desta é possível criar uma força de actuação entre 45 a 50 gr por botão (ideal para os disparos rápidos num jogo do tipo RTS), entre 60 a 70 gr (jogos de acção e FPS) ou 90 a 95 gr para jogos mais lentos e precisos (ou um FPS onde opte por jogar como sniper).

Para configurar tudo isto tem ao seu dispor o software Synapse, que embora muito completo, poderá ser algo assustador (devido à complexidade) para novos utilizadores.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version