Review – QNAP TVS-463

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

A cadência de novidades apresentadas pelos fabricantes de sistemas de armazenamento em rede é alucinante! Num espaço de seis meses conseguem lançar praticamente outros tantos modelos que vão desde os direccionados ao mercado doméstico (para os utilizadores que querem um local centralizado para guardarem todos os seus conteúdos digitais), até aos virados para o mercado mais profissional (em que o principal é a velocidade e a redundância dos dados, para que não se perca nada em caso de catástrofe). Os fabricantes também estão a mudar de hardware simples baseado em SoC, muito semelhantes aos dos smartphones e tablets, para processadores “à séria” da Intel e, no caso deste novo QNAP, da AMD, o que foi uma estreia para nós! Esta evolução foi provocada pela necessidade de se incluir hardware gráfico mais potente nos dispositivos NAS, com o objectivo de acelerar a transcodificação de vídeo em tempo real e também para permitir a ligação a monitores ou a TV.

A QNAP enviou-nos o seu mais recente representante desta nova classe de dispositivos NAS que inclui um processador AMD de quatro núcleos com um GPU Radeon integrado que funciona a 2,4 GHz. O CPU está acompanhado de 8 GB de memória RAM DDR3 a 1600 Mhz. No entanto também pode adquirir um destes dispositivos com apenas 4 GB de RAM. Independentemente do modelo, a memória RAM do TVS-463 pode ser expandida até um máximo de 16 GB. O TVS-463 pode receber um máximo de quatro discos de 2,5 ou 3,5 polegadas, que podem ser configurados em RAID 0,1, 5, 6, 10, 5/6/10. Embora os discos possam ser removidos sem desligar a unidade, o utilizador necessita de uma chave de parafusos para os prender ou desprender das gavetas.

A parte frontal tem um ecrã que permite ao utilizador ver o que se passa com a unidade; as quatro gavetas também estão localizadas à frente e podem ser bloqueadas com chave. Existe ainda uma entrada USB 3.0 que serve para ligar uma outra unidade de armazenamento que pode servir para fazer cópias de segurança dos conteúdos dos discos principais.

Na parte de trás estão as duas entradas para rede com fios Gigabit que podem ser combinadas para melhorar o desempenho deste QNAP. Estão presentes ainda quatro entradas USB 3.0 para expandir a unidade, ligar uma impressora, ligar um teclado e um rato ou controlar uma UPS, bem como duas entradas HDMI para a ligação a monitores ou televisores. O TVS-463 permite a instalação de uma placa de expansão PCI Express para que seja possível usar, por exemplo, ligações de rede diferentes da Ethernet tradicional.

Tal como acontece com todos os outros modelos da QNAP, e de outros fabricantes, o sistema operativo do TVS-463 é baseado em Linux com uma interface Web que serve para configurar as diversas funcionalidades do software e do hardware.

Por falar em funcionalidades, o QNAP TVS-463 está cheio delas, como servidores Web, FTP, DLNA ou iTunes. Além disso, é compatível com Windows, Mac OS, Linux/Unix e permite ainda a criação de uma ‘cloud pessoal’, se a rede onde estiver ligado tiver acesso à Internet.

Como a transcodificação de vídeo é um factor importante neste NAS, o TVS-463 pode fazê-la de 1080p para resoluções mais baixas, tudo com aceleração por hardware. No que respeita à velocidade, o QNAP TVS-463 conseguiu obter 61,8 MB por segundo na escrita e 78 na leitura.

Pelo que oferece, tanto ao nível do hardware de série e das possibilidades de expansão, como ao nível do software, este NAS é uma opção muito válida para quem quiser montar um sistema de armazenamento centralizado em casa ou num pequeno escritório.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version