Review – Minix NEO U1

Por: Marcia Campana
Tempo de leitura: 3 min

O novo Minix continua a padecer do mesmo mal que os últimos que testámos: o design! Não é que não tenha bom aspecto e não encaixe com a decoração, mas continua a parecer uma cópia do Apple TV.

Isso não incomodou da primeira vez, mas ao fim de tantos modelos já podiam começar a pensar em algo diferente, como um cubo. Talvez a poupança no design esteja relacionada com a tentativa da fabricante de manter o preço acessível, mas o produto potente. O NEO U1 vem equipado com um processador Quad-Core ARM Cortex A53 e uma GPU muito interessante: Penta-Core Mali 450. A apoiar isto tudo ainda vêm 2 GB de memória RAM DDR3.

Mas uma vez que é compatível com 4K, faz sentido que a GPU tenha sido uma das apostas. E foi uma boa aposta, porque a qualidade de imagem que o U1 fornece é muito boa. A interface do NEO U1 mantém-se praticamente igual à que vinha com o NEO X8 (e os seguintes), mas o quadrado do XBMC foi substituído por um do Kodi. Pelo que pudemos ver, continua confusa e atabalhoada, onde os quadrados pretendem facilitar, mas complicam.

Os programas correm sem problemas, com suavidade e sem bloqueios, à excepção do AnTuTu 3D. No entanto, com o tipo de aplicações mais utilizadas neste género de Android TV, não tivemos problemas e até reconhecemos o imenso potencial deste produto quando associado à Netflix.

Uma clara melhoria encontra-se no receptor IR, que finalmente responde sem falhas; de qualquer maneira, a Minix já lançou uma aplicação para controlar o U1 através de qualquer smartphone ou tablet Android.

O design foi uma pequena desilusão, porque um produto tão interessante e com tantas versões novas todos os anos, devia inovar a aparência, de vez em quando. No que diz respeito ao funcionamento, não podemos apontar falhas nem defeitos. Cada um dos novos lançamentos traz um produto um pouco mais potente, mais rápido e com melhores gráficos. No fundo, uma actualização do modelo anterior.

Gostamos mais de trabalhar com a interface de origem do Android e por isso preferíamos que viesse essa por defeito, em vez da skin da Minix, mas no menu das definições esta interface é bastante mais agradável.

Exit mobile version