Review – Corsair Dominator Platinum 16GB DDR4 2133

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

 

Desenvolvida inicialmente para plataformas X99 da Intel, estes módulos de memória, por possuírem suporte para o padrão XMP 2.0, poderão ser usados na perfeição nos mais recentes sistemas com processador Intel SkyLake.

Composto por quatro módulos de memória, estas Corsair Dominator Platinum destacam-se por uma placa de circuitos impresso optimizada para uma dissipação de calor mais eficiente, ao qual se junta o original sistema de dissipadores usado pela Corsair nestes modelos.

Para os adeptos do modding, estes módulos de memória possuem iluminação LED branca, sendo possível adquirir o módulo Corsair Link para poder, não só controlar a iluminação LED do dissipador (escolher entre 16,8 milhões de cores disponíveis), bem como monitorizar as ventoinhas da sua caixa, ligando-as ao controlador. Mas voltando às memórias, estas têm a particularidade de funcionarem a apenas 1,35 V, em vez dos 1,65 do modelo equivalente de formato DDR3. Porém, estas funcionam com latências superiores: 10-12-12-31 face aos 9-11-11-31. Ainda assim, os valores anunciados são significativamente melhores que as latências de memórias banais, que tendem a rondar os 15-15-15-36.

Caso não saiba, as latências são, actualmente, o factor que mais influencia o desempenho das memórias do seu sistema durante os jogos, sendo preferível utilizar-se memórias com latências mais baixas que memórias mais rápidas. Face a memórias rivais, estas Corsair poderão não ser as mais baratas, mas dentro da velocidade e formato (quatro módulos de 4 GB cada) oferecem maior desempenho, graças às latências mais baixas.

Ainda assim, o formato de quatro módulos de memória deverá ser evitado caso pretenda fazer overclock, sendo preferível adquirir o kit equivalente com apenas dois módulos de 8 GB cada. Este custa praticamente o mesmo, a não ser que possua um sistema Intel Haswell com chipset X99, onde precisará dos quatro módulos para tirar total partido da plataforma.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version