PCGuia Pro

Quatro países europeus vão receber demonstradores de redes eléctricas inteligentes

UPGRID-01

Até 2017, Portugal, Espanha, Suécia e Polónia vão receber demonstradores de redes eléctricas inteligentes. O objectivo é desenvolver e implementar soluções de monitorização e controlo, incluindo novos equipamentos e sistemas, que permitirão potenciar a participação de consumidores finais no mercado energético.

O projecto UPGRID (Soluções inovadoras para a operacionalização e exploração avançada de redes de baixa e média tensão), que começou no início de 2015 no âmbito programa H2020, está a ser desenvolvido por um consórcio composto por 19 parceiros de sete países europeus, Portugal, Espanha, Polónia, Suécia, Reino Unido, França e Noruega (este último como país associado).

O projecto inclui quatro demonstradores que vão ser instalados ao longo de 2016 no Parque das Nações, em Lisboa, em Bidelek Sareak Smart Grid, em Bilbao (Espanha), em Gdynia, na área de Gdansk (Polónia) e na cidade de Åmål no sul da Suécia.

O demonstrador português vai ser levado a cabo pela EDP Distribuição, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), Withus e NOS e vai decorrer na freguesia do Parque das Nações em Lisboa, envolvendo mais de 20 mil consumidores residenciais.

A propósito do UPGRID, representantes de todos os parceiros do projecto estiveram reunidos a semana passada em Lisboa, na EDP Distribuição, para a Assembleia Geral do Consórcio, que teve como objectivo debater a implementação dos demonstradores nos quatro países em questão.

Via INESC TEC.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×