LG apresenta o G5, talvez o smartphone mais revolucionário a aparecer no MWC 2016

A LG aproveitou a edição 2016 do Mobile World Congress, a decorrer esta semana em Barcelona, para apresentar o G5, o primeiro smartphone topo de gama, com design modular,...

A LG aproveitou a edição 2016 do Mobile World Congress, a decorrer esta semana em Barcelona, para apresentar o G5, o primeiro smartphone topo de gama, com design modular, a chegar ao mercado. A peça inferior deste smartphone pode ser substituída por vários módulos que acrescentam funcionalidades ao dispositivo, ou simplesmente trocar a bateria.

LG G5 Bateria

Ainda no campo da inovação, o LG G5 inclui também duas câmaras traseiras que podem ser combinadas para fazer fotografias em modo grande angular, o ecrã é ‘always on’, o que quer dizer que pode aceder a várias informações sem ter que ‘acordar’ totalmente o smartphone.

Os módulos disponibilizados pela LG nesta fase de lançamento são:

CAM Plus

G5-Foto

A CAM Plus da LG é um módulo de câmara que pode ser ligado através da “gaveta” da bateria, de forma a segurar o equipamento de forma mais confortável e obter um controlo mais conveniente da DSLR. A LG CAM Plus integra botões físicos para o a função power, obturador, gravar, zoom e ecrã LED. Oferece também um auto focus intuitivo e o bloqueio da exposição, funcionalidades geralmente encontradas nas camaras fotográficas digitais. Quando ligada ao G5, oferece uma capacidade extra da bateria de 1.200 mAh para permitir tempos de disparo mais longos.

Hi-Fi Plus com B&O Play

LG-HiFi-Plus

O LG Hi-Fi Plus é um inovador leitor de som portátil criado em colaboração com a B&O Play para aqueles que procuram desfrutar de som de alta qualidade, habitualmente disponível apenas em equipamentos de som topo de gama. Para além da tecnologia up-sampling incluída no recente LG V10 (32-bit Hi-Fi DAC), o LG Hi-Fi Plus suporta atualmente 32bit e uma reprodução de áudio de alta definição de 384KHz. O LG Hi-Fi Plus pode também ser usado como módulo do G5 ou em separado como Hi-Fi DAC, ao conectar-se a qualquer smartphone ou PC.

 

Em conjunto com G5, a LG apresentou também uma gama de acessórios a que a empresa coreana chamou LG Friends:

LG 360VR

LG-360VR

Os LG 360VR são uns óculos VR que podem ser ligados ao G5 através de um cabo dedicado e funcionam exclusivamente com o smartphone para simular uma TV de 130 polegadas, vista a 2 metros de distância. Têm um design dobrável para que os utilizadores os possam transportar facilmente e assistir a conteúdos VR em qualquer lugar. Este headset dispensa a instalação do smartphone no seu interior, como acontece noutras soluções do género. Estes dispositivos são compatíveis com imagens de 360º e vídeos captados com a LG 360 CAM, bem como conteúdos Google Cardboard.

LG CAM 360

A LG CAM 360 é uma câmara compacta capaz de captar imagens a 360º. Está equipada com duas câmaras de 13MP, cada uma com a capacidade de gravar imagens a 200º, uma bateria de 1.200 mAh e 4GB de memória interna, que pode ser ampliada através de um cartão microSD.

A LG CAM 360 grava vídeos em resolução 2K com som surround 5.1 gravado através dos três microfones incorporados. Graças à parceria com o Google, as imagens captadas com a 360 CAM podem ser carregadas e partilhadas no Google Street View e Youtube 360.

LG-Friends

LG Rolling Bot

O LG Rolling Bot é um dispositivo com câmara de 8MP que se enrola como se de uma bola se tratasse, durante a captação de imagens e vídeos. O LG Rolling Bot pode ser usado como sistema de monitorização em casa, uma companhia para o animal de estimação ou um comando remoto para electrodomésticos compatíveis.

LG Tone Platinum

Os LG TONE Platinum (modelo HSB-1100), os mais recentes da série LG TONE, são uns auscultadores Bluetooth que obtiveram a nota Platinum da Harman Kardon. São os primeiros auscultadores Bluetooth equipados com aptX HDcodec.

H3 pela B&O Play

Os H3 pela B& O Play são headphones compatíveis com som LG Hi-Fi Plus e todos os smartphones Android.

Sobre o ecrã Always-On

O ecrã QHD IPS Quantum de 5,3 polegadas incluído no G5 oferece a funcionalidade Always-On, a primeira num smartphone com ecrã IPS. Para minimizar o consumo de energia, a LG recriou a memória IC do ecrã e a função de gestão de energia para que a luz de fundo ilumine parcialmente o ecrã. Segundo a LG, o ecrã Always–On exige apenas 0.8% da energia da bateria a cada hora de funcionamento.

Principais especificações LG G5:

  • Processador: Qualcomm Snapdragon 820
  • Ecrã: 5.3 polegadas Quad HD IPS Quantum (2560 x 1440 /554 ppi)
  • Memória: 4GB LPDDR4 RAM/ 32GB UFS ROM / microSD (até 2TB)
  • Câmara: Traseira: Standard: 16MP, Alargada 8MP / Frontal: 8MP
  • Bateria: 2.800 mAh (removível)
  • Sistema Operativo: Android 6.0 Marshmallow
  • Tamanho: 149.4 x 73.9 x 7.7 mm
  • Peso: 159g
  • Rede: LTE/3G/ 2G
  • Conetividade: Wifi 802.11 a,b,g,n,ac/ USB (Type-C) / NFC / Bluetooth 4.2
  • Cores: Prateado / Titan / Dourado / Rosa

Ainda não existe indicação preço nem de uma data concreta para a comercialização em Portugal. No entanto os rumores apontam para Abril.

Categorias
EventosMWC 2016

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link