Lexmark define medidas para reduzir desperdícios dos cartuchos de toner na Europa

Lexmark-New-01

A Lexmark sublinhou junto da indústria de impressão na Europa a necessidade de apoiar um conjunto de medidas destinadas a reduzir o desperdício e a encorajar a reutilização e a reciclagem. Estas medidas apoiam o recém-adoptado Circular Economy Package da Comissão Europeia.

A Lexmark estima que entre 30 mil e 50 mil toneladas de cartuchos acabam em aterros anualmente como resultado da baixa taxa de recolha junto dos clientes. A Lexmark tem encorajado a reutilização e a reciclagem dos seus toners através do Programa de Recolha de Toners (LCCP).

Na sua apresentação ‘Preparatory Consultation on the Circular Economy’ feita à Comissão Europeia, a Lexmark deu a conhecer a necessidade de alterações legislativas e regulamentares.

A Lexmark pretende acção da EU que requeira que todos os fornecedores facultem opções de recolha de toners vendidos no mercado europeu, e que todos os toners vendidos na Europa até 2020 incluam 50% de componentes que sejam recicláveis.

A empresa pede ainda que sejam introduzidos critérios ambientais obrigatórios nos requisitos de consultas públicas relacionadas com toners de impressoras, assim como a promoção de reutilização e reciclagem de produtos através de etiquetas com o objectivo de garantir a qualidade operacional.

A Lexmark propõe ainda que seja considerado ilegal a colocação de toners em aterros ou em sistemas de incineração sem recuperação energética, assegurando incentivos para fornecedores que recolhem e reutilizam os seus produtos.

Via Lexmark.Programa de Recolha de Toners