Segurança

Facebook dá dicas de segurança a pais e filhos

Em antecipação do Dia Internacional da Internet Segura, que se assinala a 9 de Fevereiro, o Facebook partilha com pais e filhos alguns conselhos sobre segurança, para promover o aumento do nível de segurança e privacidade na rede social.

Para os mais jovens, uma das dicas dadas passa por pensar antes de partilhar. Esta indicação serve, sobretudo, para ponderar aquilo que é partilhado: se essa informação pode ser usada contra o autor da partilha ou quais a eventuais consequências. Qualquer informação partilhada pode vir a ter um alcance inesperado, conforme aconselha o Facebook.

Outra indicação passa por saber com quem os jovens estão a comunicar. A cada partilha que é feita no Facebook é possível selecionar quem é que pode ver os conteúdos – amigos ou disponíveis para qualquer pessoa. A recomendação passa por uma atenção especial aos pedidos de amizade recebidos e aceitar apenas quem se conhece.

A terceira indicação para os mais novos é que reportem conteúdo abusivo que encontrem no Facebook. É sempre possível reportar conteúdo considerado abusivo, sejam discursos de ódio, violência ou bullying , assim como Grupos, Páginas ou Eventos inapropriados e perfis falsos.

Para uma grande parte dos pais, a segurança dos filhos online é uma preocupação. São dadas várias recomendações, sendo que a primeira passa por ser fiel ao que funciona, adequando o estilo de educação que se dá aos mais novos online, para que seja semelhante ao que é dado offline.

Outra coisa a não esquecer é que ‘o exemplo vem de cima’: um ditado popular que é válido também nas redes sociais. Se tiver cuidados com a segurança online, os mais novos mais facilmente seguirão as recomendações.

Estabeleça regras desde o início da vida online dos mais novos também é importante. A entrada dos filhos na rede social pode ser acompanhada, pedindo-lhes de imediato amizade no Facebook ou Instagram. Também é importante encontrar momentos-chave para estabelecer regras. Uma das sugestões dadas é que uma conversa sobre quais os limites de utilização de telemóveis, redes sociais aconteça logo nos primeiros momentos.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×