Como proteger uma conta do Instagram

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

O Instagram, propriedade do Facebook, conta com mais de 400 milhões de utilizadores activos por mês e com uma média de 80 milhões de fotos partilhadas por dia. A popularidade desta rede social levou a Kaspersky Lab a reflectir sobre a forma como utilizamos o Instagram e a quantidade e tipo de conteúdos que realmente partilhamos.

No momento de criar uma nova conta, a maioria dos utilizadores aceita os termos e condições sem fazer uma leitura prévia, deixando de lado a configuração dos níveis de privacidade de todas as fotografias que vai partilhar. A Kaspersky Lab dá quatro conselhos que, uma vez seguidos, permitirão usufruir da aplicação e partilhar os conteúdos de uma forma segura.

1. Password. Passo fundamental quando se cria uma conta. Assegure-se que escolhe uma password forte e única, que inclua letras, números e símbolos. Assim, evitará que os hackers a consigam obter facilmente.

2. Privacidade. Seleccione a opção de ‘Conta Privada’ dentro da secção ‘Opções’. Assim evitará que estranhos consigam ver as suas imagens. Isto é especialmente recomendável aos pais, por exemplo, que queiram partilhar com amigos e família as fotografias dos seus filhos.

3. Saber o que partilha. Como acontece com outras redes sociais, existem ferramentas que se introduzem na API do Instagram para facilitar, por exemplo, a partilha de imagens ou a participação em concursos. Mas já se perguntou se estas aplicações necessitam realmente de toda a sua informação? Se não sabe a resposta, o melhor é iniciar sessão na sua conta do Instagram e verificar com que apps a sessão foi iniciada, já que a sua conta pode estar assim mais vulnerável.

4. Violação de contas. Este é um assunto muito popular com mais de 1300 milhões de resultados no Google a ensinar como fazer o ‘Instragram account hacking’. A Kaspersky Lab aconselha a nunca seguir esses links.

Via Kaspersky Lab.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version